Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Itaparica e Coqueiral

Itaparica e Coqueiral

Itaparica vem de ita + pari + ka, com pari, significando canal onde é fácil apanhar peixe

Loteamento da Praia da Costa

Loteamento da Praia da Costa

A ocupação da orla litorânea da cidade começou com o loteamento das terras pertencentes à família Motta durante o segundo mandato do prefeito Eugênio Pacheco de Queiroz, por volta de 1940.

O Bairro da Glória

O Bairro da Glória

A praia da glória era uma pequenina praia situada entre o monte Jaburuna e a desembocadura do rio Aribiri. À sua frente e a curta distância está a Ilha das Cobras sempre coberta de verdejante vegetação

O Bairro Ibes

O Bairro Ibes

O Instituto do Bem Estar Social (IBES) foi uma instituição criada pelo governo do estado do Espírito Santo com a finalidade de planejar e administrar empreendimentos voltados para o desenvolvimento social.

Praia da Costa

Praia da Costa

Um sítio com muita capoeira, pitangueira e uma pequena aldeia de pescadores, delimitado por uma cerca de arame ao Sul e pelo Rio Costa ao Oeste. Assim era a agrária Praia da Costa, que hoje abriga 40 mil moradores e recebe milhares de turistas durante o verão, por causa da bela praia.

Terra Vermelha - Origem

Terra Vermelha - Origem

Em 1988, famílias que ocupavam a área próxima à adutora do Rio Marinho descobriram uma área de terra desocupada, e que fazia parte do loteamento Brunella Um. 

Jardim da Penha

Jardim da Penha

O nome do bairro Jardim da Penha surgiu porque a região onde ele se encontra era uma área plana, toda verde, que parecia um jardim...

Nova Itaparica

Nova Itaparica

Na década de 70, Nova Itaparica, em Vila Velha, fazia parte de uma grande fazenda, conhecida como Baixada Guaranhus. Foram os donos da terra que fizeram os primeiros loteamentos do bairro. A imobiliária Nova Itaparica ficou responsável pela venda dos lotes e também inspirou o nome do bairro.