Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Almanaque investiga

Almanaque investiga

Continuamos a investigação do misterioso pouso forçado que a aeronave da foto fez por volta de 1947 em...

Curiosidades de Colatina

Curiosidades de Colatina

A fundação de Colatina data de 1833 e os imigrantes eram italianos em sua maioria

Fotopintura

Fotopintura

Inventada por André Adolphe Eugène Disdéri (1819-1889/90) em torno de 1863, a fotopintura é obtida a partir de uma base fotográfica em baixo contraste - que tanto pode ser uma tela quanto uma imagem sobre papel - sobre a qual o pintor aplica as tintas de sua preferência, geralmente guache, para o papel, e óleo, para as telas.  Já em 1866 encontramos os primeiros praticantes deste processo no Brasil, que era denominado nos países de língua inglesa de photography on canvas.

Morro do Moreno ou Monte Fuji no Japão?

Morro do Moreno ou Monte Fuji no Japão?

Fotos espetaculares do Morro do Moreno que o internauta George Luiz Santos fez do local de trabalho em Vitória ES. 

A Mexerica Pocou!!!

A Mexerica Pocou!!!

Em qualquer lugar do Brasil a bola ESTOURA; para o capixaba ela "POCA" (pronuncia-se "POCA", com enfase no "o", por sinal, "pocar" é um verbo que só existe na lingua Capixabesa: Eu poco, tu pocas, ele poca...).

Banana no lugar de café

Banana no lugar de café

A banana começou a substituir o café em Alfredo Chaves no final da década de 50. Mas a alternativa agrícola só se expandiu mesmo nos anos 70. Hoje a cidade é conhecida em todo o estado pela produção de fruta e pela Festa da Banana e do Leite. Atualmente a banana prata ocupa 3,8 mil hectares, com produção de 21 mil toneladas por ano. A cultura reúne 1200 agricultores, informa a Emater.

Fases do Caranguejo

Fases do Caranguejo

Andada A andada é um evento de reprodução do caranguejo que ocorre com maior frequência entre os meses de janeiro a maio, quando machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e liberação de larvas...

Benevente

 Benevente

A baía de Benevente é larga, rasa e aberta. Navios de mais de dez pés de calado não podem chegar a uma milha da praia, mas podem ancorar a alguma distância fora dela

Maria Ortiz e a Caprichosos de Pilares

Maria Ortiz e a Caprichosos de Pilares

Ainda no embalo do Carnaval 2006, muito se tem dito sobre Maria Ortiz, que no desfile da escola de samba Caprichosos de Pilares, no Rio, foi representada como prostituta. Mas afinal, quem foi Maria Ortiz, consagrada como heroína capixaba quando da invasão dos holandeses ao Espírito Santo, em 1625?

O cacau em Linhares

O cacau em Linhares

A cidade de Linhares, no Norte do Espírito Santo, é famosa por ser o maior produtor de cacau no Estado. E a produção desse fruto, que dá origem ao chocolate, produziu também muitas riquezas e poder.