Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

O Porto da Barra – o último suspiro da pujança econômica de Itapemirim

O Porto da Barra – o último suspiro da pujança econômica de Itapemirim

O trapiche da Barra foi construído por volta de 1860 pelo Barão De Itapemirim,, todo em estilo colonial, coberto por telhas vindas de Marselha, na França, com janelões e portas de pinho de riga vindos de Portugal

A história moderna do Porto de Vitória

A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

Novo barão explorou areias monazíticas até em Vitória

Novo barão explorou areias monazíticas até em Vitória

As jazidas com maior atividade ficavam em Carapebus, na Serra, mas também há registros de retirada de areia em Vitória

A criação da Vale - Parte III (História da Vale)

A criação da Vale - Parte III (História da Vale)

A CVRD seria constituída como uma sociedade anônima, de economia mista, com capital inicial de 200 mil contos de réis. Sua diretoria seria composta por cinco membros: um presidente e dois diretores de nacionalidade brasileira e mais dois diretores norte-americanos

A criação da Vale - Parte II (História da Vale)

A criação da Vale - Parte II (História da Vale)

Firmados em 3 de março de 1942 e tendo como signatários os governos do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos, os Acordos de Washington definiram as bases para a organização, no Brasil, de uma companhia de exportação de minério de ferro

A criação da Vale - Parte I (História da Vale)

A criação da Vale - Parte I (História da Vale)

Em 1º de junho de 1942, o Brasil estava imerso em uma crise institucional que tinha como ponto central a decisão sobre a entrada do país na Segunda Guerra Mundial

A História do Porto de Vitória

A História do Porto de Vitória

A cidade cresceu e passou a ter uma paisagem inédita: os grandes navios que “passeiam” na avenida.

Complexo Samarco - US$ 200 milhões/ano

Complexo Samarco - US$ 200 milhões/ano

O sistema de transporte do minério de ferro por mineroduto de 400 km seria a um custo 10 vezes menor do que por transporte ferroviário

Complexo Samarco e Mineração Trindade

Complexo Samarco e Mineração Trindade

A Samitri Mineração Trindade, principal responsável pelo projeto Samarco (detém 51% do capital social), foi constituída em 1939

Samarco – Primeiro Embarque de Concentrado

Samarco – Primeiro Embarque de Concentrado

No dia 22 de agosto de 1977 a Samarco Mineração processava o primeiro embarque com destino à Bélgica, no graneleiro Itel Hercules, de bandeira monroviana