Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A Avenida Cleto Nunes

Av. Cleto Nunes e Parque Moscoso quando ainda não era murado

A Avenida Cleto Nunes (13), foi inaugurada em 18 de novembro de 1894 para ser uma nova estrada para o bairro Santo Antônio. Após a conclusão do Parque Moscoso, a avenida tomou novo aspecto, com a construção de vários “palacetes-comércio”.

Logo no início da avenida, encontra-se o prédio da antiga Diretoria de Serviços Sanitários (14), construída para prevenir a proliferação de epidemias como febre amarela, gripe, sarampo e tifo, comuns no início do século passado. Mais tarde, o prédio foi sede da Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (Fafabes).

Mais à frente, tem-se o antigo Hospital da Caridade, posteriormente denominado Santas Casa de Misericórdia (15), construída durante a administração do governador da província Francisco Alberto Rubim (1812-1819). Em 1910, a edificação foi ampliada, recebendo novos pavilhões e escadaria imponente. Nos últimos anos, após diversas reformas, o edifício teve sua fachada original alterada.

Ainda na Avenida Cleto Nunes, na esquina com a Rua 23 de Maio, funcionou o aristocrático Clube Vitória.

 

Fonte: Roteiro Histórico III - Prefeito de Vitória, João Carlos Coser, outubro/2007
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2011

 

 

                                                                                                                                                        



GALERIA:

📷
📷


Bairros e Ruas

Por quê o nome do viaduto é Caramuru?

Por quê o nome do viaduto é Caramuru?

O Viaduto foi construído em 1925 com o objetivo de ligar as ruas Dom Fernando e Francisco Araújo e servir de passagem para o bonde, que então circulava pela Cidade Alta.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vila Rubim

A Cidade de palha, sítio do Dr. Leopoldo Cunha, era composta de casas de sapé. Talvez a primeira favela de Vitória

Ver Artigo
Rua 23 de Maio

Era considerada, até os anos 40, como ponto nobre da cidade. Teve belas residências, destacando-se sobretudo a Vila Oscarina, palacete de propriedade de Antenor Guimarães

Ver Artigo
Rua Cais de São Francisco (ex-cais de São Francisco)

Quem passa hoje, pela rua Cais de São Francisco, fica intrigado com esta denominação. Ora, por que tal nome, se não há ali cais algum?

Ver Artigo
Rua Sete de Setembro (ex-rua da Várzea)

Partia da Prainha (largo da Conceição) e terminava na rua da Capelinha (atual Coronel Monjardim), hoje se alongando até a Fonte Grande

Ver Artigo
Rua Wilson Freitas (ex-ladeira Pernambuco)

Tem início na rua do Rosário. A antiga ladeira, que ganhou calçamento no governo de Florentino Avidos, servia de acesso aos terrenos da Capixaba, antes da total urbanização dessa área

Ver Artigo