Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A cidade de Vila Velha

Convento da Penha e as casuarinas na Praia da Costa, década de 1970

Berço da colonização Espírito Santense, foi fundada em 23 de maio de 1553, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, que recebeu a capitania em troca dos relevantes serviços prestados ao rei de Portugal Dom João III, no oriente.

Primeira capital do estado, seu nome inicial era Vila do Espírito Santo, em homenagem a 3ª pessoa da Santíssima Trindade, cujo dia do descobrimento era consagrado.

Distante da atual capital, Vitória, por apenas 4 km, Vila Velha localiza-se nas coordenadas 20º , 20" e 12' a S e 40º, 17" e 28' a E, cobrindo uma superfície de 211 Km quadrados.

O clima é quente, ficando a média de temperatura em torno de 24º. Possui uma população de 300 mil habitantes e 27 Km de litoral, cujas praias não possuem poluição.

Seu território está dividido em 50% de área rural e 50% de área urbana. Na área rural, produz milho, feijão, mandioca, arroz, café, laranja e banana.

A área urbana cacacteriza-se por abrigar indústrias limpas, destacando as indústrias de confecções centradas no Pólo de Confecção Glória e no Micropolo de Santa Inês.

Na indústria alimentícia, destaca-se a fábrica de Chocolates Garoto, maior fabricante nacional deste refinado produto.

A indústria do turismo começa a despontar como uma das principais fontes geradoras de recurso para Vila Velha.

Dentre nossas belezas naturais, podemos ressaltar a Praia da Costa, Praia de Itapõa, Praia de Itaparica, seguindo até a Barra do Jucu e Ponta da Fruta, o Morro do Moreno e o Morro do Convento.

Nossa história também guarda maravilhas como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário (uma das primeiras igrejas do Brasil), ambos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Gruta de Frei Pedro Palácios e todo o sítio histórico da Prainha, bairro bucólico da cidade, onde estão localizados os principais monumentos históricos do município e do Estado.

Além disso, os pontos elevados, principalmente o Morro do Moreno, proporcionam a visualização de vários cenários geográficos do nosso litoral.

Vale a pena conhecer!

 

Fonte: Site Morro do Moreno, 2010

 

 

 


Cidades do ES

Venda Nova

Venda Nova

Tudo começou com os imigrantes recém-chegados da Itália. Eles tinham o costume de produzir os alimentos dentro de suas propriedades, já que havia poucas casas de comércio na região e o dinheiro era escasso. Então, eles mesmos faziam os pães, o fubá, a massa de macarrão e criavam vacas para produção de leite.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo