Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A cidade de Vila Velha

Convento da Penha e as casuarinas na Praia da Costa, década de 1970

Berço da colonização Espírito Santense, foi fundada em 23 de maio de 1553, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, que recebeu a capitania em troca dos relevantes serviços prestados ao rei de Portugal Dom João III, no oriente.

Primeira capital do estado, seu nome inicial era Vila do Espírito Santo, em homenagem a 3ª pessoa da Santíssima Trindade, cujo dia do descobrimento era consagrado.

Distante da atual capital, Vitória, por apenas 4 km, Vila Velha localiza-se nas coordenadas 20º , 20" e 12' a S e 40º, 17" e 28' a E, cobrindo uma superfície de 211 Km quadrados.

O clima é quente, ficando a média de temperatura em torno de 24º. Possui uma população de 300 mil habitantes e 27 Km de litoral, cujas praias não possuem poluição.

Seu território está dividido em 50% de área rural e 50% de área urbana. Na área rural, produz milho, feijão, mandioca, arroz, café, laranja e banana.

A área urbana cacacteriza-se por abrigar indústrias limpas, destacando as indústrias de confecções centradas no Pólo de Confecção Glória e no Micropolo de Santa Inês.

Na indústria alimentícia, destaca-se a fábrica de Chocolates Garoto, maior fabricante nacional deste refinado produto.

A indústria do turismo começa a despontar como uma das principais fontes geradoras de recurso para Vila Velha.

Dentre nossas belezas naturais, podemos ressaltar a Praia da Costa, Praia de Itapõa, Praia de Itaparica, seguindo até a Barra do Jucu e Ponta da Fruta, o Morro do Moreno e o Morro do Convento.

Nossa história também guarda maravilhas como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário (uma das primeiras igrejas do Brasil), ambos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Gruta de Frei Pedro Palácios e todo o sítio histórico da Prainha, bairro bucólico da cidade, onde estão localizados os principais monumentos históricos do município e do Estado.

Além disso, os pontos elevados, principalmente o Morro do Moreno, proporcionam a visualização de vários cenários geográficos do nosso litoral.

Vale a pena conhecer!

 

Fonte: Site Morro do Moreno, 2010

 

 

 


Cidades do ES

Fazenda em Castelo

Fazenda em Castelo

A Fazenda do Centro, localizada no município de Castelo (ES), é uma antiga fazenda dos barões do café, que nos áureos tempos tiveram em torno de 600 escravos

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Iconha: Capital dos caminhoneiros no Brasil - Por Luciana Maximo

A cidade que tem 13 mil habitantes é considerada o município com o maior número de caminhões e carretas por habitantes do Brasil

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo
Barra do Jucu

Barra do Jucu é um pequeno balneário de Vila Velha, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro da cidade, que atrai muita gente por seu alto astral

Ver Artigo
Então Vitória era assim (1908-1912) – Era Jerônimo

Um bonde a tração animal trafegava pela cidade baixa, de Vila Rubim ao Forte São João, passando pelo Largo da Conceição, Ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim

Ver Artigo
Itaúnas - Por Adelpho Monjardim

Situada na embocadura de importante rio, na orla marítima, possuidora de magnífico e extenso litoral, cedo desenvolveu-se, tornando-se próspera povoação, com intenso comércio com a Bahia

Ver Artigo