Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A cidade de Vila Velha

Convento da Penha e as casuarinas na Praia da Costa, década de 1970

Berço da colonização Espírito Santense, foi fundada em 23 de maio de 1553, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, que recebeu a capitania em troca dos relevantes serviços prestados ao rei de Portugal Dom João III, no oriente.

Primeira capital do estado, seu nome inicial era Vila do Espírito Santo, em homenagem a 3ª pessoa da Santíssima Trindade, cujo dia do descobrimento era consagrado.

Distante da atual capital, Vitória, por apenas 4 km, Vila Velha localiza-se nas coordenadas 20º , 20" e 12' a S e 40º, 17" e 28' a E, cobrindo uma superfície de 211 Km quadrados.

O clima é quente, ficando a média de temperatura em torno de 24º. Possui uma população de 300 mil habitantes e 27 Km de litoral, cujas praias não possuem poluição.

Seu território está dividido em 50% de área rural e 50% de área urbana. Na área rural, produz milho, feijão, mandioca, arroz, café, laranja e banana.

A área urbana cacacteriza-se por abrigar indústrias limpas, destacando as indústrias de confecções centradas no Pólo de Confecção Glória e no Micropolo de Santa Inês.

Na indústria alimentícia, destaca-se a fábrica de Chocolates Garoto, maior fabricante nacional deste refinado produto.

A indústria do turismo começa a despontar como uma das principais fontes geradoras de recurso para Vila Velha.

Dentre nossas belezas naturais, podemos ressaltar a Praia da Costa, Praia de Itapõa, Praia de Itaparica, seguindo até a Barra do Jucu e Ponta da Fruta, o Morro do Moreno e o Morro do Convento.

Nossa história também guarda maravilhas como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário (uma das primeiras igrejas do Brasil), ambos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Gruta de Frei Pedro Palácios e todo o sítio histórico da Prainha, bairro bucólico da cidade, onde estão localizados os principais monumentos históricos do município e do Estado.

Além disso, os pontos elevados, principalmente o Morro do Moreno, proporcionam a visualização de vários cenários geográficos do nosso litoral.

Vale a pena conhecer!

 

Fonte: Site Morro do Moreno, 2010

 

 

 


Cidades do ES

Santa Maria de Jetibá – Imigração, cultura, medicina e lazer

Santa Maria de Jetibá – Imigração, cultura, medicina e lazer

O Museu da Imigração Pomerana será inaugurado justamente durante a 11ª Festa do Colono em Santa Maria de Jetibá.Isso aconteceu em 1990...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo
Barra do Jucu

Barra do Jucu é um pequeno balneário de Vila Velha, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro da cidade, que atrai muita gente por seu alto astral

Ver Artigo
Então Vitória era assim (1908-1912) – Era Jerônimo

Um bonde a tração animal trafegava pela cidade baixa, de Vila Rubim ao Forte São João, passando pelo Largo da Conceição, Ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim

Ver Artigo
Itaúnas - Por Adelpho Monjardim

Situada na embocadura de importante rio, na orla marítima, possuidora de magnífico e extenso litoral, cedo desenvolveu-se, tornando-se próspera povoação, com intenso comércio com a Bahia

Ver Artigo
Roteiros de Guarapari

Três Praias: São consideradas as mais bonitas do balneário. A entrada é através de área particular e atualmente está fechada. As únicas formas de acesso a elas são através da Praia dos Adventistas ou de embarcações. 

Ver Artigo