Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A jovialidade de Luiz Buaiz - Por Sandra Medeiros

Prefeito Luiz Buaiz

A amizade entre o médico Luiz Buaiz e Sérgio Aboudib foi uma herança. Ou melhor, um presente dado ao atual vice-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo por seu pai, o também médico Antônio Ferreira Pinto. “O conheci na figura de médico. Mas uma figura diferente do que se vê hoje. Mais humanista e mais preocupada com o paciente, não essa relação fria que se vê atualmente”, conta.

O conselheiro Sérgio Aboudib faz questão de ajudar o Dr. Luiz em uma deficiência crônica. “Ele fez um bem danado para muita gente, como médico. Porém ele se esquece das pessoas que ajudou. De tempos em tempos temos que lembrá-lo. Um desses episódios aconteceu com outro amigo do médico, Hélio Dórea. Certa vez um sobrinho seu precisou de assistência no Rio de Janeiro e Dr. Luiz foi prontamente prestativo”, recorda.

Pouco tempo após ajudar o sobrinho do amigo, Dr. Luiz Buaiz, então candidato a deputado federal, foi pedir votos para Hélio Dórea, que respondeu: “Será que o senhor já se esqueceu do que fez por mim?” E Dórea não só votou em Buaiz como fez intensa campanha para seu sucesso nas urnas.

Apesar de o Dr. Luiz desempenhar atividades sérias como gestão de hospitais, medicina e política, Sérgio Aboudib faz questão de destacar outro lado do amigo: “Ele está sempre sorrindo. De bom humor e contando piadas que, sinceramente, são impublicáveis. Não dá nem para falar. Inclusive fiz uma cirurgia bariátrica, mas antes disso, sempre que me encontrava ele tinha uma piada pronta que não posso repetir”, diz aos risos.

Além do bom humor característico, o conselheiro destaca a disposição e jovialidade do Dr. Luiz Buaiz. “Não parece que este homem tem a idade que tem”. Filho e irmão de médicos, Sérgio Aboudib diz que a sua convivência com Luiz Buaiz foi muito pautada pelas atividades políticas que ambos exerceram. “Em certa época, chegamos a estar no mesmo partido, depois tomamos rumos distintos. Mas a amizade sempre esteve acima de qualquer fato político”, destaca.

Na vida política do médico Luiz Buaiz não faltam passagens dignas de nota. Porém, na memória de Sérgio Aboudib, a campanha para a Prefeitura de Vitória na década de 1990 se destacou. Ele conta que, na ocasião, Luiz Buaiz se lançou candidato para substituir o primo Vitor Buaiz, em uma disputa com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e com o atual prefeito João Coser (PT).

Aboudib recorda que a disputa foi acirradíssima e decidida nos detalhes. “Na época o Coser e o Hartung ainda eram muito jovens e Luiz Buaiz bastante experiente. Muitos não acreditavam que ele teria fôlego, devido à avançada idade. Mas a derrota foi vendida de forma dura”, diz.

Sobre essa disputa específica, Aboudib lembra um episódio que colocou em saia justa um vereador da época. “Nenel Miranda era da chapa de Paulo Hartung, e tinha muitos votos na Praia do Canto. Reduto de Luiz Buaiz. Então era comum ver adesivos que diziam ‘Luiz e Nenel’. Isso fez o vereador ser acusado de trair a legenda. Em sua defesa ele saiu-se com esta: ‘Se eu pedir votos para Hartung na Praia do Canto não só não terei êxito, como vou perder os meus’. Assim ele conseguiu se explicar”, lembra o conselheiro.

Com essa passagem, Sérgio Aboudib resume o Dr. Luiz Buaiz. “Ele é assim. Muito querido por todos e prestativo. Admirado por seu trabalho, caráter e sinceridade. Além da boa vontade permanente de ajudar aos outros sempre com um sorriso no rosto. Agradeço muito pela amizade e espero que ele permaneça entre nós por muito tempo, para seguir transmitindo bons valores”, encerra o conselheiro.

 

PRODUÇÃO

 

Copyright by © Luiz Buaiz – 2012

 

Coordenação do Projeto: Angela Buaiz

 

Captação de Recursos: ABZ Projetos

 

Texto e Edição: Sandra Medeiros

 

Colaboraram nas entrevistas:

Leonardo Quarto

Angela Buaiz

Ruth Vieira Gabriel

 

Revisão: Herbert Farias

 

Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros

 

Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros

 

Digitalização: Shan Med

 

Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med

 

Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2020

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Cachoeiro De Itapemirim: Pioneira Capixaba De Energia Elétrica - Por Gabriel Bittencourt

Cachoeiro de Itapemirim tornou-se a primeira cidade do Espírito Santo a ter energia elétrica, e décima do Brasil

Ver Artigo
Luiz Buaiz - Um homem insubstituível

Sempre presente e extremamente generoso, a sua maneira de cuidar é incomparável e única

Ver Artigo
Dr. Luiz Buaiz - Integridade e vanguarda

Para Dr. Chambô, Luiz Buaiz – com quem tem um ótimo relacionamento – sempre foi um médico que se pautou pela integridade

Ver Artigo
Luiz Buaiz: Atuação política intensa - Um grande professor - Diplomata de posições firmes

Foi o primeiro presidente do CRM. Ele também teve uma atuação política intensa. E sempre voltada a fazer o bem

Ver Artigo
Luiz Buaiz - Sorriso permanente

Délio Delmaestro, chefe do setor de Dermatologia do Hospital das Clínicas, não esquece como conseguiu a primeira colocação depois de formado

Ver Artigo