Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A Segunda Guerra

Fábrica de Chocolates Garoto, na Glória - Vila Velha ES

Enquanto a segunda guerra convulsionava a Europa, os reflexos no Brasil e Espírito Santo eram inevitáveis.

No segundo semestre de 1942, cinco navios brasileiros foram afundados em apenas 3 dias. No Baependy, um dos navios afundados, viajava o professor de Educação Física capixaba, Adão Benezath. A guerra mostrava a sua cara dentro da própria sociedade capixaba. Adão Benezath era bastante conhecido e estimado. Sua morte comoveu e enlutou toda a gente do Espírito Santo.

Artigo do jornalista Plínio Marchini, publicado na Revista Capixaba em 08 de dezembro de 1967, relembra os fatos na data que os ódios reprimidos contra alemães e italianos explodiram em atos de furor nas então pacatas Vila Velha e Vitória.

Um comício gigante, na Praça Oito, juntou a população indignada. Oradores inflamados, como os então jovens Eurico Rezende, Celso Bonfim, Carlos Miranda da Cunha, fizeram seus protestos veementes. Também Luís Simões de Jesus e Beresford Moreira, entre outros.

Foi justamente durante esse comício que chegou a notícia do afundamento do Baependy e da morte de Adão Benezath.

Os ânimos, já exaltados, mais ainda se inflamaram. O povaréu dirigiu-se à Rua Duque de Caxias, onde depredou, completamente, as instalações do Restaurante Hamburgo e o Depósito da Bayer, ambos de propriedade de alemães ou descendentes.

Saques e violências sem conta se estenderam de Santo Antônio - Fábrica de Sabão Iori - até a Praia do Canto, passando pelo centro da cidade, onde foram depredados o Empório Capixaba, a Casa Pfaff, a Sorveteria Mickey, Arens-Langen, Casa Salvador de Prá, Escola Olympia de Datilografia, entre outras casas comerciais.

Correu a notícia de que o médico de ascendência alemã, Dr. Schoroeder, era espião e agente do Eixo. Notícia Verdadeira? O ódio deturpa os fatos, recorre a estranhos estratagemas. O fato é que a clínica médica foi invadida e arrasada.

A então Fábrica de Balas Garoto, na Glória, em Vila Velha, foi preservada dos ataques e saques, graças à intervenção do Comando do 3º Batalhão de Caçadores, ao qual foram confiadas as chaves da indústria.

A multidão compunha-se de verdadeiros patriotas, indignados com os atos terríveis do Eixo. Mas era "enriquecida" também pelos ambiciosos, pelos delinquentes que roubavam e pilhavam.

Em seguida, o Brasil declarou guerra aos países do Eixo. Veio o racionamento e o blecaute. Faltava gasolina. Os automóveis particulares utilizavam o gasogênio. A guerra ensejou a racionamento e o câmbio negro do trigo, da gasolina, do querosene e do sal. Os depósitos bancários dos estrangeiros ou descendentes de alemães e italianos foram bloqueados.

A guerra terminou oficialmente com a vitória do Aliados, em maio de 1945, mas na verdade ainda prolongou-se alguns meses e só terminou com o episódio das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

Os povos envolvidos procuraram seguir em frente, reconstruindo as cidades. As trocas, os auxílios e o comércio entre as nações se intensificarm.

A esperança é a de que jamais catátrofe semelhante atinja a humanidade.

 

Fonte: Espírito Santo - História de sua lutas e conquistas, 2002
Autora: Neida Lúcia Moraes
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2013

História do ES

Serious Game -  Cultura Geral do Espírito Santo - Rodada 75

Serious Game - Cultura Geral do Espírito Santo - Rodada 75

Sobre a toponímia Mestre Álvaro, segundo o escritor e pesquisador Clério José Borges...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Entradas: A exploração do interior - João Eurípedes Franklin Leal

As entradas organizadas para exploração do interior da capitania do Espírito Santo visavam, principalmente, as riquezas minerais, como a sonhada Serra das Esmeraldas, e a procura de ouro

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Anotações a respeito de Frei Pedro Palácios

Nasceu em Medina do Rio Seco, na Espanha, perto de outra cidade maior, Medina Del Campo. Ambas hoje são cidades turísticas e perto da famosa Salamanca

Ver Artigo
Victória – Cidade Presépio, 1937

A linda capital do Espírito Santo. A cidade de Vitória está situada numa ilha banhada por águas do oceano Atlântico

Ver Artigo
Os cônsules no Espírito Santo

São representantes junto ao Governo do Estado, com residência nesta capital

Ver Artigo