Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Adrenalina!

Voô Livre

No Texas (EUA), a Universidade A&M publicou um estudo citando os benefícios dos esportes radicais. Segundo a pesquisa, eles aumentam a produção de adrenalina, ajudando o corpo a lidar melhor com o estresse.

A substância é produzida em ocasiões de medo e tensão. Sob seu efeito, o coração bate mais rápido, a respiração acelera, os músculos recebem mais sangue, e o organismo fica em estado de alerta.

Mas, após essa fase, há um momento em que se experimenta uma sensação de paz e tranquilidade, proporcionada pela endorfina, que está ligada ao bem-estar e ao prazer.

No caso dos esportes radicias, as duas substâncias associadas levam a um estado de êxtase.

Veja os principais esportes radicais praticados no ES:

Escalada: A escalada utiliza técnicas e movimentos de montanhismo e exige o máximo de força e concentração. O atleta deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos. Crianças a partir de 6 anos podem praticar. Mas, mesmo para os adultos, o fundamental é praticar em companhia de alguém experiente, aprender a manusear os equipamentos e conhecer as condições meteorológicas. O preparo físico é muito importante.

Parapente: Essa modalidade de vôo livre pode ser praticada como recreação ou competição. Apesar da semelhança com o pára-quedas, proporciona mais controle de vôo. O primeiro passo para quem deseja praticar é procurar uma escola com certificado da Associação Brasileira do Vôo Livre (ABVL). No ES, temos a AVLES (www.avles.com.br). É possível iniciar-se a partir dos 16 anos. Não basta o atleta superar o medo, é preciso técnica e responsabilidade.

Rafting: É um esporte praticado em equipe. Os participantes desafiam corredeiras, descendo a bordo de botes infláveis. Qualquer pessoa pode participar de um passeio guiado, desde que todos os quesitos de segurança sejam cumrpidos. A idade mínima é de 12 anos. O mais indicado é procurar uma escola especializada e fazer um curso, que dura de oito meses a um ano. No ES, o rafting é praticado em Biriricas, perto de Domingos Martins.

Kite Surf: É um esporte aquático. Com uma "pipa" presa à cintura, a pessoa fica sobre uma prancha e é impulsionada pelo vento. Foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux. O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: kite (pipa) e surf (navegar).

Mergulho: Há três modalidades: livre, autônomo e o dependente. Na primeira, o mergulhador conta apenas com uma máscara, um respirador (snorkel) e um para de nadadeiras. No mergulho autônomo, pode-se atingir até 30 metros, com equipamento de respiração. Já no dependente, o sumprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, mantendo-se a alimentação da superfície.

Fonte: Jornal A Gazeta (14/02/2007)

Links Relacionados:

>> Vôo Livre no Moreno
>> 
Vôo dos sonhos  
>> 
Livre para voar
>> 
Morris Brown 
>> 
Descida do Rio Jucu 

Aventura

Um amor que vai durar (e durou) para sempre

Um amor que vai durar (e durou) para sempre

Fugindo da ditadura Militar, em 64, ele foi obrigado a permanecer na cidade porque o dinheiro acabou antes da hora

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Tomaz Cavendish - Por Norbertino Bahiense

O que se sabe, entretanto, é que ele se deu com os holandeses, numa das suas investidas ao famoso Convento e não com o célebre Cavendish

Ver Artigo
Na rota dos tesouros

Navios afundados e riquezas soterradas despertam interesse de aventureiros no ES

Ver Artigo
Os subterrâneos do Colégio dos Jesuítas

O segundo tunel levava a uma casa existente na cidade baixa, próxima ao cais, de propriedade dos Jesuítas, onde, reedificada, estava, em 1944, a Alfaiataria Guanabara

Ver Artigo
Morro do Moreno

O Morro do Moreno, localizado em Vila Velha – ES, Brasil, debruçado sobre o Oceano Atlântico, é hoje um local perfeito para saltos de parapente, asa-delta e para a prática de escalada

Ver Artigo
Vôo dos Sonhos

Voar livre pelos céus como os pássaros. Esse é um sonho que os homens acalentam desde a Antiguidade...

Ver Artigo