Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Ano de 1844 – Por Basílio Daemon

Capa do Livro do Padre Antunes, atualizado por Fernando Achiamé

1844. Assume a administração da província em data de 22 de abril deste ano o vice-presidente coronel José Francisco de Andrade e Almeida Monjardim por ter partido para a Corte a tomar assento na Câmara dos Deputados o presidente Dr. Manoel de Assis Mascarenhas.(530)

Idem. É instalada neste ano, a 23 de maio, a 1ª sessão da 5ª legislatura da Assembleia Legislativa Provincial concernente a 1844 a 1845, tendo sido reconhecidos deputados provinciais: coronel Inácio Pereira Duarte Carneiro, Manoel dos Passos Ferreira, comendador Joaquim Marcelino da Silva Lima, Luís da Silva Alves de Azambuja Suzano, padre João Luís da Fraga Loureiro, José da Silva Vieira Rios, padre Joaquim de Santa Maria Madalena Duarte, João Teixeira Maia, José Joaquim de Almeida Ribeiro, capitão Luís Vicente Loureiro, tenente-coronel Sebastião Vieira Machado, Bernardo Francisco da Rocha Tavares, padre Manoel Alves de Souza, padre Dr. Inácio Rodrigues Bermude, Domingos Rodrigues Souto, padre Inácio Félix de Alvarenga Sales, Manoel Pinto Rangel e Silva, Serafim José dos Anjos Vieira, padre Manoel Antônio dos Santos Ribeiro, padre Francisco Antunes de Siqueira.(531) Foi composta a mesa no primeiro ano da legislatura: presidente comendador Joaquim Marcelino da Silva Lima, 1º secretário padre João Luís da Fraga Loureiro, 2º secretário José da Silva Vieira Rios. No segundo ano foi composta a mesa: presidente José da Silva Vieira Rios; 1º secretário padre Inácio Félix de Alvarenga Sales; 2º secretário João Teixeira Maia.(532)

Idem. Reassume a administração da província a 10 de julho deste ano o presidente D. Manoel de Assis Mascarenhas.(533)

Idem. Tendo deixado a administração da província o presidente D. Manoel de Assis Mascarenhas, assume-a a 26 de outubro deste ano o 2º vice-presidente capitão-mor Francisco Pinto Homem de Azevedo.(534)

Idem. Por carta imperial de 2 de dezembro e provisão do Exmo. bispo D. Manoel do Monte Rodrigues de Araújo, datada de 8 de janeiro do ano seguinte, é nomeado cônego o vigário da vara e da Matriz desta capital padre Francisco Antunes de Siqueira.

Idem. Chegando à capital o 1º vice-presidente José Marcelino da Silva Lima, assume imediatamente a administração da província a 23 de dezembro deste ano por estar no exercício o 2º vice-presidente capitão-mor Francisco Pinto Homem de Azevedo, que de 1º passara para 2º lugar em 24 de março de 1835.

 

530 Fala com que o Exm. vice-presidente da província do Espírito Santo José Francisco de Andrade e Almeida Monjardim..., 23 de maio de 1844, p. 3.

531 Ofício de Assembleia Legislativa: Lista dos deputados eleitos que assumiram seus cargos na 5º legislatura da Assembleia Legislativa Provincial. 23 de maio de 1844.

532 Ofício da Assembleia Legislativa: Membros que compuseram a primeira mesa da 5º legislatura da Assembleia Legislativa Provincial. 23 de maio de 1844.

533 Vasconcelos, Ensaio, p.65.

534 Idem.

 

Nota: 1ª edição do livro foi publicada em 1879
Fonte: Província do Espírito Santo - 2ª edição, SECULT/2010
Autor: Basílio Carvalho Daemon
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2018

História do ES

Anchieta, Cultura e Santidade

Anchieta, Cultura e Santidade

Ele veio para o Brasil com 19 anos, na companhia do segundo governador-geral, Duarte da Costa 

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Reforma do Ensino Público na era Muniz Freire

Em substituição ao Colégio Nossa Senhora da Penha e ao Ateneu Provincial foram criadas em Vitória duas novas Escolas Normais

Ver Artigo
Entre a Militância e o Clientelismo - Por Geet Banck (Parte IV)

Em 1977 um grupo de 34 famílias invadiu o manguezal e construiu em São Pedro barracos improvisados

Ver Artigo
Movimentos de bairro - Por Geet Banck (Parte I)

Uma análise dos resultados um tanto surpreendentes das eleições de 1988 para o cargo de prefeito de Vitória

Ver Artigo
Movimentos de bairro - Por Geet Banck (Parte II)

As eleições de 1988 para as prefeituras municipais brasileiras redundaram num notável avanço do Partido dos Trabalhadores

Ver Artigo
Eleições - Por Geet Banck (Parte III)

Mas será que isso basta para explicar detalhes, como a vitória do PT nos bairros de renda mais alta?

Ver Artigo