Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Cachoeira do Reeves

Cachoeira do Reeve em Matilde, ES

Situada na região montanhosa de Alfredo Chaves, Matilde é um dos locais mais belos do município, totalmente inexplorada turisticamente. Agreste, sem asfalto, com cultura típica italiana, uma das atrações é a Cachoeira do Reeve, mais popularmente conhecida como Cachoeira de Matilde. Sem acesso para carros, para se chegar lá é preciso percorrer uma trilha rústica de mais de 200 metros. O esforço é compensado pelo cenário. No início da trilha a visão que se tem é do Vale Santa Maria Madalena, cortado pelo rio Benevente.

A cachoeira também é uma das mais belas do estado e foi muito apreciada por quem percorreu os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina, quando ainda existia o passeio chamado Domingo no Trem. Os passageiros partiam da estação de Paul para subir as montanhas em direção a Matilde, passando por Domingos Martins. Antes da estação de Matilde, o trem fazia uma breve parada para se visualizar e fotografar a cachoeira.

A queda d’agua tem cerca da 60 metros, com potência de 2 mil hps, segundo a prefeitura. Localizada em área muito verde, com exemplar de jacarandá, já foi preferida dos adeptos do camping. Atualmente não é mais permitido acampar ali.

 

Fonte:  Gazeta de 26 de setembro de 1994
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2012 

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Matilde 
>> Alfredo Chaves

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Circo em Vila Velha no tempo do Seu Dedê

Os circos eram montados no largo destinado à Praça Duque de Caxias 

Ver Artigo
Ossada Humana - Reportagem do Jornal O Diário, 1912

Alguns passos para o interior e uma tristonha cruz plantada no sopé da escarpa que dá acesso ao Morro do Moreno demonstrava que ali fora enterrado o fúnebre achado

Ver Artigo
Pedra da Onça - Por Seu Dedê

Localizada à margem esquerda do canal da Costa, braço sul. De frente ao Shopping Praia da Costa 

Ver Artigo
Barra do Jucu – Por Seu Dedê

No ano de 1886, administrada pelo doutor Antônio Athayde, foram feitos os reparos, sendo a obra dividida em três lances unidos por um aterro

Ver Artigo
As Modas – Por Areobaldo Lellis Horta

Casando-se, a moça modificava logo sua toalete, passando a usar, em vez de blusinhas soltas ou vestidos inteiros

Ver Artigo