Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Cemitério de Santo Antônio e o Bonde

Bonde Fúnebre. Atrás ia o bonde com as pessoas fazendo o cortejo pelas ruas da cidade

Santo Antônio foi o primeiro nome da ilha de Vitória. Hoje esta denominação se restringe ao bairro situado na parte oeste da ilha.

Até o século XIX, a região de Santo Antônio foi área de plantio de lavouras para o abastecimento da vila de Nossa Senhora da Vitória. Os produtos chegavam à vila em canoas ou através de uma estrada carroçável que contornava o maciço central. Em fins do século, várias famílias de origem italiana instalaram-se na região.

O bairro Santo Antônio fica afastado do centro de Vitória e por este motivo foi escolhido no final do século XIX para localização de vários cemitérios. O Cemitério de Santo Antônio foi construído no século dezenove com a proibição de enterros em igrejas, mas ganhou mais importância no século vinte.

Em 1911 foi inaugurado o serviço de bondes elétricos, com duas linhas, uma de Santo Antônio ao Suá, outra que unia a Cidade Alta à Cidade Baixa. No dia 1º de maio de 1912, foi aberto o cemitério de Santo Antônio, e estabeleceu-se o enterro feito com bonde, com um carro levando o caixão e outro, os acompanhantes, registra a série de fascículos A Saga do Espírito Santo.

Na década de 1920, o caminho dos trilhos do bonde foi alargado com a construção do muro de arrimo para abertura da Avenida Santo Antônio, facilitando o acesso ao bairro. Na década de 1930, a comunidade decidiu iniciar a construção de uma capela, hoje Igreja Matriz de Santo Antônio. Com o aumento do número de moradores, logo a igreja ficou pequena. Em 1951 foi criada a paróquia de Santo Antônio e em seguida iniciada a construção de um novo templo, o Santuário de Santo Antônio, sob orientação dos padres pavonianos (Congregação dos Filhos de Maria Imaculada, fundada por Ludovico Pavoni, natural de Bréscia, na Itália).

 

Fonte 1: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/
Fonte 2: A Gazeta, 09 de setembro de 2001
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2013 

História do ES

Fundadores de Cachoeiro de Itapemirim - João Eurípedes Franklin Leal

Fundadores de Cachoeiro de Itapemirim - João Eurípedes Franklin Leal

Grande é a discussão em torno do povoamento e fundação da atual cidade de Cachoeiro de Itapemirim

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Bonde em Vila Velha e Vitória

Eram dois bondes – um saía de Paul, o outro de Vila Velha. O cruzamento entre eles se dava na estação de Aribiri

Ver Artigo