Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Cia. Central Brasileira de Força Elétrica

Edifício da Cia. Central Brasileira de Força Elétrica, onde se encontra sua administração, á Praça da Independência em Vitória.

É a grande Companhia Central Brasileira de Forças Elétricas que superintende os serviços de força e luz de Vitória, e de outras cidades importantes do Espírito Santo. Sucessora da Serviços Reunidos de Victoria, em pouco tempo a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica supriu as nossas mais urgentes necessidades, aumentando consideravelmente o número de carris e a extensão das suas linhas, para todos os pontos da capital, e, quanto a luz, proporciona à população o maior conforto. Nas suas linhas telefônicas foram introduzidos os mais modernos benefícios e também a posteação pública mereceu os seus cuidados, colaborando como está a Companhia, eficazmente, com a Prefeitura, para o mais belo aspecto da cidade.

Ela vai contribuindo para o ressurgimento de novos bairros, lançando os seus trilhos de aço, expandindo o progresso, fazendo crescer a cidade.

Vitória tem bondes dos mais confortáveis do Brasil: amplos, limpos, iguais aos de São Paulo, Rio, Belo Horizonte.

Na Praia Comprida a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica ultimamente executou a posteação das ruas Colatina, Itaguassu, Avenida Afonso Cláudio, Avenida Rio Branco, Ruas Itanguá, Cachoeiro de Itapemirim e outras, o que determinou despesas inestimáveis para servir ao público. Mas, a empresa não se preocupa somente com os bairros populosos: ela atende também aos trechos menos povoados. E para as classes de menores recursos pecuniários coloca reboque com passagens a preço 50% menor do comum.

Em grandes extensões a Cia. Reformou as suas linhas de bondes e de luz elétrica, neste ano.

A Companhia Central Brasileira de Força Elétrica, atualmente sob a direção esclarecida do Sr. Lourenço Longo, é, portanto um fator do progresso da capital capixaba.

 

Fonte: Revista Annuário do Espírito Santo, 1937
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2017

Curiosidades

Curiosidades Espírito-santenses - Por Eurípides Queiroz do Valle - I

Curiosidades Espírito-santenses - Por Eurípides Queiroz do Valle - I

Uma ampla estrada completa o circuito da ilha, ligando entre si, os arrabaldes extremos de Maruipe e Santo Antônio, numa extensão aproximada de 14 quilômetros

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A guerra do sete dias – Por José Costa

Viajei num raio ao passado e desci no jornal 7 Dias, onde conheci o estoicismo, cada edição era uma história, um desafio, uma prova de obstáculos

Ver Artigo
Folha do Povo – Por José Carlos Fonseca

Falo da Vitória do final dos anos 40 e da década de 50

Ver Artigo
O Cine Cici do Seu Tinininho – Por Átyla de Freitas Lima

A casa onde funcionava o Cine Cici era um salão grande, coberto de zinco, na Rua 23 de Maio 

Ver Artigo
Cimento e Ferro – Por Paulo Vasconcellos

O edifício Gloria e a Casa de Saúde dizem da transição da arte moderna, ainda com influencias de Luiz XVI

Ver Artigo
Russo era o barão da monazita de Guarapari

Um só homem foi acusado de ter faturado milhões de dólares em Guarapari com a extração de areia monazítica praticamente de graça, durante quase 30 anos

Ver Artigo