Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Comércio Exterior - Por Arthur Gerhardt (Parte II)

Viaduto de acesso ao Cais de Atalaia

2 – O Desenvolvimento do Sistema Portuário

 

Foi no Governo do Capitão João Plunaro Bley, Interventor da Revolução de 30, que teve inicio a construção do nosso sistema portuário. Foram construídos os cais que correspondem hoje aos armazéns 1, 2 e 3. Foram instalados guindastes de boa capacidade para a época e para as mercadorias que por aqui transitavam.

Na década de 40, foram construídas as instalações de embarque da CVRD no morro do Pela Macaco, hoje obsoletas e desativadas, mas que tiveram grande importância na capitalização da Vale, permitindo que depois se construíssem as instalações de Tubarão. Na mesma época, teve início a construção das instalações de desembarque de graneis líquidos das empresas de petróleo, no lado sul do canal de Vitória.

Com a inauguração da Usiminas, foram construídas as instalações de recebimento de carvão no cais de Paul, hoje também desativadas e transferidas para Praia Mole.

A partir daí a expansão portuária não mais cessou. Na década de 50, foram construídos os demais cais de Vitória, correspondentes aos armazéns 4 e 5. Na década de 60 e de 70, foi construído o píer da CVRD, os cais de Capuaba e o porto de Barra do Riacho. Ainda nessa década se construiu o terminal portuário da Samarco.

Mais tarde, com a construção da Companhia Siderúrgica de Tubarão construiu-se o porto de Praia Mole, destinado a receber graneis sólidos e embarcar produtos siderúrgicos. Este porto é dotado de equipamentos muitos eficientes, permitindo a descarga e o carregamento com tempos reduzidos e custos baixos.

 

Fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. N 47, ano 1996
Compilação: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2014 

Portos do ES

 Decreto Imperial que criou a função de Prático

Decreto Imperial que criou a função de Prático

A manobra de navios é um exercício de experiência e inteligência

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Prático: atividade tem momentos de perigo

Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio

Ver Artigo
Cais do Avião

Projetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"

Ver Artigo
Pequena suíte para Vitória-Porto em cinco movimentos

Quando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535

Ver Artigo
A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

Ver Artigo
Construção do Porto de Vitória

Apesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial

Ver Artigo