Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Complexo Samarco e Mineração Trindade

As vendas da Samitri e seus mercados - Anos 1975, 1976 - Fonte: A Gazeta - 29.09.1977

S.A. Mineração Trindade foi constituída em 1939

A S.A. Samitri Mineração Trindade, principal responsável pelo projeto Samarco (detém 51% do capital social), foi constituída em 1939. Em 1952, a maioria de suas ações foi adquirida pela Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (CSBM), com o objetivo de pesquisar e explorar recursos minerais existentes em suas propriedades situadas no "Quadrilátero Ferrífero" de Minas Gerais.

Consta que a Samitri é possuidora de várias concessões sobre áreas mineralizadas, conhecidas, basicamente, como "Complexo Piracicaba" e "Complexo Alegria". O primeiro grupo inclui as minas de Morro Agudo, Água Limpa e Água Espalhada, e está em operação desde 1963, e chegou a, atingir mais de 3 milhões de toneladas de minério de ferro.

O "Complexo Alegria" é composto por diversas jazidas e minas tais como "Alegria Este", Alegria Oeste", Alegria Sul", "Conta História", “Morro da Mina", "Fábrica Nova" e "Germano". Exploração e desenvolvimento, foram objetos de amplo estudo de viabilidade das jazidas na região mineira.

OURO

No começo do Século XVIII, Alegria era uma propriedade rural. A região era rica em ouro e, por muito tempo, este metal foi ali explorado. Mais tarde, tendo sido descobertas maciças reservas de minério de ferro, foi iniciada uma incipiente exploração deste minério de ferro e sua transformação em ferro por meio de forjas catalãs, cujas ruinas ainda existem em Alegria.

Sabe-se que no decorrer do ano de 1909, aquela propriedade foi vendida a um grupo americano e em 1940 veio a ser de propriedade da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (CSBM), que, mais tarde, transferiu seus direitos sobre suas áreas mineralizadas à Samitri.

Em 1962, em atendimento a uma solicitação do Governo Federal, a Samitri se associou à Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), objetivando aumentar as exportações de minério de ferro, através da exploração de minas de sua concessão e da utilização da ferrovia e do porto marítimo da empresa governamental.

A Samitri se encontra devidamente registrada no Banco Central, como Sociedade de Capital aberto. A Companhia Siderúrgica Belgo Mineira é sua maior acionista.

Segundo o relatório de 1976, a produção de minério de ferro da Samitri superou em 12.18% a do ano anterior (1975). As quatro minas (Morro Agudo, Alegria, Andrade e Córrego do Meio) produziram um total de 8.068.615 toneladas de minério de ferro em 1975, passando em 1976 para 9.051.479 toneladas.

Os investimentos da empresa realizados em 1976 montaram a Cr$ 697 milhões, dos quais Cr$ 685 milhões representam os aportes parciais de capital na Samarco e Cr$ 12 milhões os investimentos, em Ativo Técnico da Samitri. Para este exercício a empresa prevê investimentos de Cr$ 7 milhões e 500 mil em Ativo - Fixo, e aproximadamente Cr$ 780 milhões na Samarco (60 milhões de dólares).

 

Fonte: Complexo Samarco – Suplemento especial de A Gazeta, 29 de setembro de 1977
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2015

Portos do ES

Eliezer Batista - VALE (Tradução para o inglês)

Eliezer Batista - VALE (Tradução para o inglês)

Empreendedor, visionário, pragmático, teórico, lugares comuns de sua trajetória de sucesso. Porém, uma coisa é certa. Eliezer Batista é um homem à frente de seu tempo

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Prático: atividade tem momentos de perigo

Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio

Ver Artigo
Cais do Avião

Projetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"

Ver Artigo
Pequena suíte para Vitória-Porto em cinco movimentos

Quando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535

Ver Artigo
A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

Ver Artigo
Construção do Porto de Vitória

Apesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial

Ver Artigo