Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Crise do café e política no governo de Henrique Coutinho, 1904-1908

Coronel Henrique da Silva Coutinho

Quando Muniz Freire assumiu a presidência pela segunda vez, perdurava a crise do café – fonte principal das rendas estaduais e baluarte da lavoura e do comércio capixabas. Prolongada seca – “a maior de todas as adversidades com que o Estado tem se visto a braços(32)” – agravava a situação provocada pela baixa dos preços. (I) Impossibilitado de satisfazer seus compromissos, o Espírito Santo viu-se compelido a uma atitude inédita nos anais da vida pública brasileira: pediu moratória aos credores estrangeiros.

No quadriênio seguinte – 1904-1908 – o Estado foi presidido pelo coronel Henrique da Silva Coutinho, que, tão logo se viu no poder, rompeu com Muniz Freire, chefe do Partido a que devia a eleição.(33)

Durante a administração Silva Coutinho, Vitória foi dotada de bondes tirados por muares.(34) Seu governo orientou-se pelos mais rígidos princípios de economia.

Dedicou atenção especial aos problemas da instrução primária e da imigração, porém foi seriamente prejudicado pela exigüidade de recursos materiais.

 

NOTAS

(32) - Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo na abertura da segunda sessão da quarta legislatura pelo presidente do Estado do Espírito Santo, Dr. José de Melo Carvalho Muniz Freire, em vinte e oito de setembro de 1902. Vitória – 1902.

(33) - AMÂNCIO PEREIRA informa que motivou o incidente a recusa, por parte de Silva Coutinho, dos nomes apresentados por Muniz Freire, para três vagas de governadores municipais (Homens e Cousas, 50-1). Melindrado com a atitude, Muniz Freire revidou, oferecendo ao Congresso denúncia contra o presidente. Este, que, a princípio, contava com doze dos vinte e cinco deputados, conseguiu a desejada maioria, graças ao apoio de um adversário da véspera, e fez cair a indicação Muniz Freire (JOSÉ CÂNDIDO, Governos do Espírito Santo).

(I) “Para bem avaliar os prejuízos que esta [a seca] nos causou, e que se prolongaram até o fim do semestre último, ofereço-vos o seguinte quadro estatístico da nossa exportação de café, com o valor oficial respectivo e a importância de direitos pagos, desde o ano de nossa organização constitucional até o de 1900:

Ver imagem abaixo na galeria.

Por esse quadro vereis o prejuízo que, por efeito da baixa, sofreu a receita estadual no período de 1896 a 1898, cuja exportação tendo sido muito maior que a do triênio anterior deu entretanto contribuição menor que ele; e apreciareis ao mesmo tempo os efeitos da seca em colaboração com os da baixa, manifestados na grande diminuição da exportação e dos direitos pagos nos anos de 1899 e 1900.

Comparando este com o de 1897 nota-se-lhe uma diferença, para menos, de onze milhões de quilos, mais de um terço na quantidade exportada; comparando o mesmo ano e o de 1894, cujas exportações foram quase iguais, verifica-se que enquanto os vinte e três milhões de quilos, de 1894, produziram três mil quatrocentos e tantos contos de imposto, os de 1900 não chegaram a produzir dois mil e cem contos.

Para termos, porém, mais completo conhecimento dos nossos prejuízos, é preciso saber que a última safra, influenciada pela seca, e a que mais sofreu-lhe os estragos, isto é, a safra de julho de 1900 a junho passado, foi apenas de 20.456.573 quilos, sendo 12.942.552 no segundo semestre de 1900, já compreendido no cômputo total do respectivo ano, e 7.514.021 no primeiro semestre de 1901, tendo produzido de direitos 1.457:072$675, soma inferior à que rendeu esse imposto em 1892, quando a produção do Estado era menos da metade da atual nas safras normais como a que agora começa.

Com essa última informação, podeis julgar das dificuldades em que se encontrou o meu governo, logo no primeiro ano de exercício, que compreende exatamente esses dois semestres decorridos. Eu, aliás, as havia previsto na minha última mensagem aos vossos antecessores” (Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo na abertura da primeira sessão da quarta legislatura pelo presidente do Estado Dr. José de Melo Carvalho Muniz Freire em vinte e oito de setembro de 1901. Vitória – 1901).

– Ainda no fim de seu segundo período governamental, MUNIZ FREIRE lamentava-se da crise cafeeira, que o impossibilitara de empreender qualquer obra pública, e expendia estas palavras de desespero: “Os Estados brasileiros que têm a sua fortuna pública fundada em um valor que, de ano a ano, mais se afunda, e para o qual nenhuma salvação parece próxima, como é atualmente a lavoura do café...” (Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo na abertura da terceira sessão da quarta legislatura pelo presidente do Estado, em vinte e dois de setembro de 1903. Vitória – 1903).

 

Fonte: História do Estado do Espírito Santo, 3ª edição, Vitória (APEES) - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Cultura, 2008
Autor: José Teixeira de Oliveira
Compilação: Walter Aguiar Filho, setembro/2017



GALERIA:

📷
📷


História do ES

Os inacianos – Suas grandes propriedades territoriais

Os inacianos – Suas grandes propriedades territoriais

Muribeca, fazenda de criação de gado, foi célebre e rica propriedade dos jesuítas. Chegou a ter quase duas mil cabeças de gado

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo