Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Culinária Capixaba - Cação do Lameirão à Vitória

Veja a receita do Cação do Lameirão à Vitória, conforme está no livro "Segredos da Cozinha Capixaba", lançado em 1974 e reeditado em 2007 por Cacau Monjardim, autor da frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada!".

CAÇÃO DO LAMEIRÃO À VITÓRIA (para seis pessoas)

Um quilo e meio de cações pequenos, três maços de coentro, uma cebola, três colheres de sopa de urucum, três tomates, três dentes de alho, sal fino, pimenta a gosto, três limões, meio copo de óleo e azeite.

Limpe bem os cações, retirando-lhe o couro, colocando-os em seguida de molho em água de sal e limão. Corte os cações em cubos de tamanho de uma caramelo, lave-os novamente em água corrente e deixe à parte.

Soque o alho, sal, pimenta, coentro, rodelas de cebola e esfregue-os depois de picados no fundo da panela de barro, untada com óleo. Joque na panela um pouco de azeite e suco de limão. Misture os cubos de cações nesse molho e corte o resto dos temperos pela ordem: coentro, cebolas, tomates e jogue por cima. Ponha o sal e deixe descansar por uma hora. (Ou mais).

Quando estiver pronto para levar ao fogo coloque a tintura de urucum, cozinhe com panela sem tampa e não coloque água. Verifique o sal, azeite e limão se estão a gosto.

Sirva com arroz e farinha torrada.


LINKS RELACIONADOS:

 Panela de Barro

Culinária Capixaba

Pecado é não provar

Pecado é não provar

“Moqueca é a capixaba. O resto é peixada.” A frase ganhou reconhecimento em todo país e reflete com perfeição a importância dos peixes e mariscos na culinária capixaba.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Origem da Torta Capixaba no ES

Há registro em a Gazeta da Victoria, edição de 28 de março de 1878, divulgava-se: “aos amantes das Tortas. Camarões secos na casa de negócio Casilhas, à rua de São Diogo”

Ver Artigo
Culinária Capixaba - CALDEIRADA

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Receita da Moqueca Capixaba

A moqueca capixaba é um prato conhecido no país inteiro pelo seu sabor. O prato que é a cara do Espírito Santo!

Ver Artigo
Moquecas e peixadas – Por Cacau Monjardim

Do hábito indígena de "moquear" o peixe, nossos antepassados, de pai para filho, foram melhorando a técnica de preparo

Ver Artigo
Agora saberemos quem serve peixada

Moqueca capixaba vai ter receita unificada e até selo de qualidade. Projeto também quer transformar o prato em tradicional patrimônio imaterial

Ver Artigo