Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Culinária Capixaba - CANOINHA

Canoinha, café coado e creme americano do Café e Bar Santos, fundado em 1927 - Foto: Fabio Vicentini

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba.

Mas, para deleite de todos, publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos, além de doces. Aproveite!

Sanduiche Canoinha

Sanduíche típico do Bar Santos, na Vila Rubim, Vitória.

Nada mais simples, rápido e gostoso do que fazer esse velho sanduíche.

Primeiro, tome de um pão francês e corte-o ao meio com todo respeito. Retire o miolo, pois canoas têm obrigatoriamente uma parte escavada onde a gente se senta. Só que, nesta, você coloca uma fatia de presunto e uma segunda de queijo sobre a primeira. Feito isso, leve ao forno até que o queijo derreta todo e virtualmente se funda ao presunto.

No Bar Santos, às vezes os fregueses pediam um recheio mas não o outro, para mudar o sabor ou adaptá-lo a seu paladar. Você mesmo pode criar variantes da receita, jogando algum condimento sobre o pãozinho recheado. Faça como bem entender. Mas coma respeitosamente. Não são só os grandes pratos que têm charme.

Autor: Álvaro José Silva
Livro: Escritos de Vitória - 8 - Bares, botequins, etc..

Culinária Capixaba

Você come moqueca ou peixada?

Você come moqueca ou peixada?

"Moqueca, só capixaba! O resto é peixada". A frase dita pelo jornalista Cacau Monjardim ficou conhecida dentro e fora do Estado do ES, causando ciúme em vários centros gastronômicos do país

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Culinária Capixaba - CALDEIRADA

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Bar Santos

Mas o mais charmoso do Bar Santos, um pedacinho de chão então com cheiro de século passado incrustado na Vila Rubim, era a canoinha

Ver Artigo
Culinária Capixaba - Moqueca de Cação

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Culinária Capixaba - MOQUECA CAPIXABA

Veja a receita da moqueca capixaba, conforme está no livro "Segredos da Cozinha Capixaba", lançado em 1974 e reeditado em 2007 por Cacau Monjardim, autor da frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada!".

Ver Artigo
Culinária Capixaba - Cação do Lameirão à Vitória

Veja a receita do Cação do Lameirão à Vitória, conforme está no livro "Segredos da Cozinha Capixaba", lançado em 1974 e reeditado em 2007 por Cacau Monjardim, autor da frase "Moqueca só capixaba, o resto é peixada!".

Ver Artigo
Culinária Capixaba - MUCHÁ

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba. Mas, para deleite de todos, publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos, além de doces. Aproveite!

Ver Artigo