Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Denizarth Santos – Por Seu Dedê

Construção do Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do ES, início dos anos de 1930

Natural da cidade de Campos dos Goitacás do Rio de Janeiro chegou a Vila Velha para servir como médico cirurgião do 3º B.C (atual 38º B.I).

Atendeu à população sem cobrar honorários, operando na enfermaria do Exército ou, quando necessitava de internação, encaminhando-os à Santa Casa de Misericórdia de Vitória onde procedia ao ato cirúrgico.

Foi convidado para assumir a direção do Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, onde permaneceu por longo tempo.

Como médico naquele hospital, jamais estabeleceu preço pelos serviços prestados, mesmo sabendo que alguns clientes dispunham de recursos para pagar-lhe regiamente diante do sucesso obtido.

Sob sua direção o Hospital da Associação foi um modelo, sob todos os aspectos, desde higiene até o respeito e atenção por todos e para todos.

Felizes dos que puderam compreendê-lo e conviver com ele.

“Hoje na espiritualidade, estará colhendo os frutos dos que semeou entre nós. Daqui, nosso reconhecimento e votos de Paz entre os bons como ele”. (José Búzio Filho).

 

Nota1 - O autor era carinhosamente conhecido por Seu Dedê

Nota2 -  Foto acervo Fábio Pirajá em Memória Capixaba – Grupo do FaceBook

Construção da Casa de Saúde Governador Bley e a Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (1934), inaugurados em 1937.

Conhecido por Hospital dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo.

Pedidos de ajuda para a conclusão da obra e repasse de verbas durante os anos 1940.

Em 1934 foi fundada a Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, com o objetivo de prestar serviços na área de saúde, visando melhoria na qualidade de vida da categoria e seus familiares.

Governo Punaro Bley.

 

Fonte: Memória do Menino... e de sua Vila Velha – Casa da Memória Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-ES, 2014.
Autor: Edward Athayde D’ Alcântara
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2020

 

 

Personalidades Capixabas

Gilberto Michelini - Personalidade Capixaba

Gilberto Michelini - Personalidade Capixaba

Com 16 anos de idade, por vontade própria, iniciou-se na vida profissional, ocupando seu primeiro trabalho remunerado na firma Mckinlay S/A, da qual seu pai era sócio gerente de Vitória

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Joaquim Antônio Pereira Baraona

Português, nascido em Ourique, no dia 23 de setembro de 1930, seguindo a velha e antiga tradição, aqui aportou vindo d'além mar, em busca de fincar na terra brasileira os marcos idealistas

Ver Artigo
Eduardo Curry Carneiro

Os momentos mais alegres de sua vida, EDUARDO CURRY CARNEIRO viveu-os quando ainda residia na fazenda em Nova Venécia, em companhia dos pais e irmãos

Ver Artigo
Carlos Augusto de Azevedo

O seu maior objetivo pessoal é vencer sempre, para orgulho próprio e da família

Ver Artigo
Fued Nemer

Exerceu a advocacia durante muitos anos nas Comarcas de Castelo, Cachoeiro do Itapemirim, Muniz Freire, Alegre e outras

Ver Artigo
Arnaldo Soares Pagani

ARNALDO SOARES PAGANI, por exemplo, nasceu em Colatina, município cujo desbravamento influiu decisivamente para a penetração da civilização rumo ao norte do Estado

Ver Artigo