Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Dia da Árvore

Sapucaia - Foto: Luciano Passos Cruz

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias mais frios do nosso inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

Mas nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.

Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.

Não poderíamos deixar de registrar esse magnífico dia no site Morro do Moreno, que além de resgatar a cultura capixaba, incentiva também o lado ecológico das pessoas, visto que boa parte do Morro do Moreno é uma Área de Preservação.

A Área de Preservação do Moreno está localizada na vertente voltada para a Praia da Costa, atrás do CREFES, local que foi moradia do primeiro donatário da capitania, Vasco F. Coutinho e preserva até hoje uma vasta quantidade de espécies nativas.

 

Fonte: http://iaracaju.infonet.com.br

 

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Reflorestamento no Moreno
>> Mantenha o planeta no azul!
>> Ecologia
>> Vegetação do Moreno 
>> Dia Mundial do Meio Ambiente 
>> Dia Mundial da Água   
>> Respeito ao Meio Ambiente 
>> Dicas Ecológicas   
>> Vegetação do Convento  

Ecologia

Do coco nada se perde!

Do coco nada se perde!

O coco é utilizado para diferentes tipos de pratos culinários, a água de coco é sempre lembrada para matar a sede, além de ser um eficiente soro hidratador, podendo ser usada como auxiliar no tratamento de doenças infantis e de organismos debilitados

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Governo não pretende modificar medidas de proteção a Comboios

De acordo com o que disse Paulo Lemos, a fase de controle da devastação da reserva já está terminada

Ver Artigo
Reserva de Comboios vai ser cercada pelo IEF

Vamos a Brasília buscar recursos financeiros para fazer cumprir o nosso Código Florestal

Ver Artigo
Reserva de Comboios continua sendo loteada

A Reserva Biológica de Comboios continua sendo loteada, e esta denúncia consta do relatório que está sendo datilografado

Ver Artigo
Secretário sobrevoa Comboios e vê fogo

O secretário Meio Ambiente, Paulo Nogueira Neto, denunciou cinco queimadas na reserva de Comboios e 12 nas margens do rio Doce

Ver Artigo
Tartarugas lançadas ao mar preservam espécie

O cientista chegou a ir de carabina até a praia para afugentar os predadores. Em 1960, Ruschi previu a extinção dos animais

Ver Artigo