Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

ES terá base para proteção de tartarugas - 1984

Reserva Biológica de Comboios, a 7km do distrito de Regência, em Linhares - foto julho/2018

A primeira base da América Latina, para proteção e estudos das tartarugas marinhas, começará a ser construída até meados de fevereiro, na reserva biológica de Comboios no município de Linhares, e sua conclusão está prevista para abril. A base, que terá um custo estimado em Cr$ 70 milhões, vai evitar a extinção da tartaruga gigante, uma espécie cada vez mais rara e que pesa, em média, 700 quilos.

Além da preservação e proteção das espécies de tartarugas, a base vai estudar a rota feita em todo o mundo por esses répteis que procuram o litoral capixaba, no período de novembro a março, para desova. Só no período de 29 de outubro passado a 5 de janeiro último, foram localizados em Comboios 62 ninhos, e este ano foram coletados 600 ovos de tartarugas gigantes, dos quais 200 já incubados e os filhotes liberados ao mar.

ESPÉCIES

De acordo com o diretor técnico do Centro de Pesquisas do Mar (Cepemar), Nelson Saldanha, três espécies de tartarugas procuram o litoral capixaba para desova — a gigante, careta-careta e chelonia-mydas — e cada uma deposita na areia da praia uma média de 120 ovos, sempre durante a noite. Os trabalhos para preservação das tartarugas estão sendo executados pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), Cepemar e Departamento de Ações Ambientais (DAM, da Secretaria da Saúde.

Segundo Nelson Saldanha, a base a ser construída compreenderá dois quartos para alojamentos de técnicos, duas salas de estudos, um laboratório, um almoxarifado, banheiro e cozinha, além de tanques para observação dos filhotes recém-nascidos, uma bancada com material de laboratório para observação e fixação no desenvolvimento dos estudos, microscópios e balanças.

Com o objetivo de traçar a rota feita pelas tartarugas que desovam na Reserva Biológica de Comboios, o Cepemar firmou este mês convênio com a W. W. F. — organização internacional de proteção dos animais em fase de extinção —, com quem fará intercâmbio permanente de informações, enviando para o banco de dados daquela instituição subsídios sobre as tartarugas do Atlântico.

O processo de desova das tartarugas se dá assim, conforme explicou Nelson Saldanha: à noite, no período de novembro a março, as espécies cavam com as patas traseiras ninhos na areia da praia, onde depositam os ovos com auxílio de um líquido viscoso. Em seguida, cobrem a cova aberta e voltam para o mar. Os ovos ficam em processo de incubação durante 60 dias, dando origem aos filhotes.

Devido à ação predadora do homem, a taxa de sobrevivência das tartarugas na Reserva Biológica de Comboios não ultrapassa a 3 e 5%, se os ovos depositados na praia lá permanecerem. Quando coletados e levados para os viveiros planejados e em funcionamento, a possibilidade chega a 90%.

 

Fonte: A Gazeta – Vitória, 29/01/1984
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2018

Ecologia

Vegetação do Morro do Moreno 3

Vegetação do Morro do Moreno 3

Apesar da importância dessa formação e do ecossistema que se desenvolve sobre esses locais, poucos foram os trabalhos desenvolvidos no Espírito Santo em área como o Morro do Moreno

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Ver Artigo
Pau-Brasil

Dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil

Ver Artigo
Dia da Árvore: 21 de setembro

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado

Ver Artigo
Nosso primeiro ecologista

Em 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel

Ver Artigo
Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Ver Artigo