Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Eu pisei onde o Imperador pisou

Foto tirada do mesmo local em que o Imperador desenhou o Mestre Álvaro

Este site despertou em mim o interesse nas histórias do Estado do Espírito Santo. É muito interessante a maneira pela qual as matérias são publicadas. O comparativo entre o passado e o presente da Casa do Navio e da enchente de Vila Velha, entre outras, me fez vir à mente, imediatamente, algo parecido quando eu estava lendo a página 81 do livro Viagem de Pedro II ao Espírito Santo de Levy Rocha, o que me motivou a preparar a matéria que se segue:

No livro Viagem de Pedro II ao Espírito Santo há um desenho do perfil orográfico que emoldura a capital capixaba, preenchido o espaço em branco com anotações na letra miudinha de D. Pedro II. Entre os alcantis do Pontal e Mestre Álvaro, D. Pedro II escreveu: “Copiado do Convento da Penha – 28 de janeiro de 1860: lado do N.”

O Imperador do Brasil veio ao Espírito Santo aos 34 anos acompanhado da Imperatriz Teresa Cristina e sua comitiva. Ele subiu a ladeira do Convento da Penha a pé e não se sentiu cansado. Um repórter do Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, que integrava a comitiva, narrou, em sua reportagem: “Sua Majestade entrou para o convento e percorreu todo o pavimento baixo, e no fim dele sentou-se sob uma janela por muito tempo, que aproveitou em tomar em sua carteira suas notas de viagem.”

Em outro apontamento, D. Pedro registrou: “O Convento da Penha possui 40 e tantos escravos e recebe muitíssimas esmolas, o chão da capela é de mármore, e os degraus da cor rosa.”

O Imperador e sua comitiva almoçaram no convento. A descida da ladeira foi debaixo de chuva.

Muitas pessoas têm o desejo de conhecer pessoalmente o Presidente da República, um artista famoso, o Papa, um rei ou uma rainha. Para mim isso é quase impossível. Em se tratando do Imperador D. Pedro II, isso é completamente impossível.

Eu fico muito satisfeito em saber, pelo menos, que pisei no local onde o Imperador pisou e pude ter, ainda hoje, a mesma vista que ele teve.

Por isso resolvi fazer o comparativo da vista que vejo hoje, que neste mês de janeiro de 2005 completam 145 anos, com a que ele viu em 28 de janeiro de 1860.

 

 

Veja as fotos abaixo da matéria e compare com o desenho de Dom Pedro II:

 Foto da Vista do Mestre Álvaro, da janela do Convento da Penha - 2017

 Foto do Desenho de Dom Pedro II, da janela do Convento da Penha, em 1860.

Autor: Paulo Roberto Vicente - Estudante do 4º período do Curso Saneamento Ambiental – CEFETES e morador de Terra Vermelha, Vila Velha, 2005


GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Glória e Garoto

Glória e Garoto

Quem mora no bairro da Glória, em Vila Velha, tem muita história para contar: todos os dias, atividades rotineiras são marcadas pelo apito da Fábrica de Chocolates Garoto. No primeiro toque, é hora de ir para a escola. Ao meio-dia, hora do almoço

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo