Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Fazenda em Castelo

Fazenda do Centro, localizada em Castelo - ES

A Fazenda do Centro, localizada no município de Castelo (ES), é uma antiga fazenda dos barões do café, que nos áureos tempos tiveram em torno de 600 escravos. Com a abolição da escravatura pela Princesa Isabel em 1888, passou a decadência por não mais possuir mão de obra escrava para os serviços da fazenda. Assim, passou-se a administração e propriedade para os frades agostinianos que a remodelaram para um seminário.

Alguns historiadores dizem que a partir da administração desses frades e pelos milhares de hectares da fazenda, começou um processo de "reforma agrária" entre os imigrantes europeus, principalmente os italianos que começaram a chegar ao Estado após a libertação dos escravos. Com isso foram partilhados lotes de terra para o trabalho das terras então abandonadas.

Uma rica história do Espírito Santo que graças a intervenção dos governos está começando a ser restaurada.

Para quem não conhece essa fazenda lindíssima, ela é localizada na estrada que liga Venda Nova a Castelo, próximo ao vilarejo de Santa Izabel. Vale a pena conferir.

Fonte: Marcos André, morador da Prainha, Vila Velha 

PS: FOTOS TIRADAS NO INTERIOR DA FAZENDA , LADO EXTERNO , TELHA FEITA PELOS ESCRAVOS , MADEIRAS DO ASSOALHO , PARTE DA CAPELA RESTAURADA (2010)

LINKS RELACIONADOS:

   IMIGRAÇÃO NO ES
>> Hospedaria dos Imigrantes 
>> Os italianos em Alfredo Chaves 
>> Contribuição dos negros ao ES 
>> O Palácio do Barão de Itapemirim
>>
 
Barão de Itapemirim 
>> Barão de Timbuí 
>> Palavras que vieram da África



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Ubu

Ubu

Esta pequena praia do litoral sul capixaba, transmite paz e tranqüilidade ao olhar aquele mar azul e, principalmente, após degustar uma suculenta moqueca capixaba de peixe e banana da terra. É um paraíso onde a natureza sobressai-se na paisagem...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo