Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Fazenda em Castelo

Fazenda do Centro, localizada em Castelo - ES

A Fazenda do Centro, localizada no município de Castelo (ES), é uma antiga fazenda dos barões do café, que nos áureos tempos tiveram em torno de 600 escravos. Com a abolição da escravatura pela Princesa Isabel em 1888, passou a decadência por não mais possuir mão de obra escrava para os serviços da fazenda. Assim, passou-se a administração e propriedade para os frades agostinianos que a remodelaram para um seminário.

Alguns historiadores dizem que a partir da administração desses frades e pelos milhares de hectares da fazenda, começou um processo de "reforma agrária" entre os imigrantes europeus, principalmente os italianos que começaram a chegar ao Estado após a libertação dos escravos. Com isso foram partilhados lotes de terra para o trabalho das terras então abandonadas.

Uma rica história do Espírito Santo que graças a intervenção dos governos está começando a ser restaurada.

Para quem não conhece essa fazenda lindíssima, ela é localizada na estrada que liga Venda Nova a Castelo, próximo ao vilarejo de Santa Izabel. Vale a pena conferir.

Fonte: Marcos André, morador da Prainha, Vila Velha 

PS: FOTOS TIRADAS NO INTERIOR DA FAZENDA , LADO EXTERNO , TELHA FEITA PELOS ESCRAVOS , MADEIRAS DO ASSOALHO , PARTE DA CAPELA RESTAURADA (2010)

LINKS RELACIONADOS:

   IMIGRAÇÃO NO ES
>> Hospedaria dos Imigrantes 
>> Os italianos em Alfredo Chaves 
>> Contribuição dos negros ao ES 
>> O Palácio do Barão de Itapemirim
>>
 
Barão de Itapemirim 
>> Barão de Timbuí 
>> Palavras que vieram da África



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Aldeia de Reritiba - Heribaldo L. Balestrero

Aldeia de Reritiba - Heribaldo L. Balestrero

O padre Anchieta deu começo à povoação “na rampa de uma montanha defronte de um rio que os índios denominavam Iriritiba

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo
Guarapari e Perocão

Atravessando uma floresta, chagava-se a Perocão, local que emprestou seu nome a uma ribeira da qual as águas correm na vizinhança

Ver Artigo