Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Fazenda em Castelo

Fazenda do Centro, localizada em Castelo - ES

A Fazenda do Centro, localizada no município de Castelo (ES), é uma antiga fazenda dos barões do café, que nos áureos tempos tiveram em torno de 600 escravos. Com a abolição da escravatura pela Princesa Isabel em 1888, passou a decadência por não mais possuir mão de obra escrava para os serviços da fazenda. Assim, passou-se a administração e propriedade para os frades agostinianos que a remodelaram para um seminário.

Alguns historiadores dizem que a partir da administração desses frades e pelos milhares de hectares da fazenda, começou um processo de "reforma agrária" entre os imigrantes europeus, principalmente os italianos que começaram a chegar ao Estado após a libertação dos escravos. Com isso foram partilhados lotes de terra para o trabalho das terras então abandonadas.

Uma rica história do Espírito Santo que graças a intervenção dos governos está começando a ser restaurada.

Para quem não conhece essa fazenda lindíssima, ela é localizada na estrada que liga Venda Nova a Castelo, próximo ao vilarejo de Santa Izabel. Vale a pena conferir.

Fonte: Marcos André, morador da Prainha, Vila Velha 

PS: FOTOS TIRADAS NO INTERIOR DA FAZENDA , LADO EXTERNO , TELHA FEITA PELOS ESCRAVOS , MADEIRAS DO ASSOALHO , PARTE DA CAPELA RESTAURADA (2010)

LINKS RELACIONADOS:

   IMIGRAÇÃO NO ES
>> Hospedaria dos Imigrantes 
>> Os italianos em Alfredo Chaves 
>> Contribuição dos negros ao ES 
>> O Palácio do Barão de Itapemirim
>>
 
Barão de Itapemirim 
>> Barão de Timbuí 
>> Palavras que vieram da África



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Santa Teresa

Santa Teresa

Das “três santas”, a cidade de Santa Teresa, na região serrana do ES é a mais desenvolvida. A cidade começou a partir da chegada dos italianos

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Então Vitória era assim (1908-1912) – Era Jerônimo

Um bonde a tração animal trafegava pela cidade baixa, de Vila Rubim ao Forte São João, passando pelo Largo da Conceição, Ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim

Ver Artigo
Itaúnas - Por Adelpho Monjardim

Situada na embocadura de importante rio, na orla marítima, possuidora de magnífico e extenso litoral, cedo desenvolveu-se, tornando-se próspera povoação, com intenso comércio com a Bahia

Ver Artigo
Roteiros de Guarapari

Três Praias: São consideradas as mais bonitas do balneário. A entrada é através de área particular e atualmente está fechada. As únicas formas de acesso a elas são através da Praia dos Adventistas ou de embarcações. 

Ver Artigo
Guarapari - Curiosidades

No início dos anos 30, a área central de Guarapari contava com cerca de 240 casas. Em 1942 foi construída a primeira casa veranista por Joaquim Gonçalves, apelidado de “Papai do Céu”

Ver Artigo
A Origem do nome Siribeira Clube de Guarapari

Árvore Siribeira, árvore - símbolo que o vendaval inclinou, como numa reverência, sem abater, contudo, através do tempo. Palavras de: Heliomar Carneiro da Cunha, no alvorecer do Siribeira Clube

Ver Artigo