Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Governo Florentino Avidos (1924-1928)

Florentino Avidos

O alto preço do café proporcionou ao sucessor de Nestor Gomes respaldo firme para uma administração bem sucedida.

Florentino Avidos teve o mérito de saber escolher auxiliares para as tarefas de governo. E conseguiu realizar obras que fazem seu nome lembrado com carinho em todo o Estado.

Duas pontes que construiu – ligando Vitória ao continente e sobre o rio Doce, em Colatina – são marcos decisivos no progresso do Espírito Santo.

A estrada de penetração, ligando Colatina a Nova Venécia, abriu a denominada zona desconhecida ao trabalho fecundo dos povoadores.

Luiz Derenzi lembra que Mirabeau da Rocha Pimentel, secretário da Educação, “engrandeceu a instrução do Estado”. E traz a prova do seu testemunho: “As 392 escolas públicas, com a freqüência média de 13.900 alunos, do ano de 1924, focam elevadas gradativamente a ponto de, no fim do quatriênio, atingir a freqüência de 21.500 alunos, em 593 unidades escolares.”

A Capital – cuja administração estava confiada a Otávio Peixoto – “não obstante a ação dinamizadora de Jerônimo Monteiro, continuava cidade suja, com forte coeficiente de letalidade”.(46)

A equipe do Serviço de Melhoramentos de Vitória deu à cidade boa parte do que ela tem de melhor: retificação da Avenida Jerônimo Monteiro, abertura da Avenida Capixaba, criação de novos bairros residenciais, construção de centenas de moradias para funcionários e classe média.(47)

Outros fatos assinaláveis ocorridos durante o governo Florentino Ávidos: a realização, em Vitória, do Oitavo Congresso Brasileiro de Geografia – de vinte e quatro a trinta de novembro de 1925; as visitas, em 1926, dos presidentes Artur Bernardes e Washington Luís; a Exposição Estadual de Vitória e a Segunda Exposição Estadual de Pecuária.

Coube-lhe, também, mandar para o campo da luta um contingente de 321 homens da Força Pública do Estado, em auxílio do governo federal, contra os revoltosos de 1924.

O breve escorço da obra de governo do quadriênio em epígrafe seria incompleto se calasse o nome do engenheiro Moacir Avidos, filho do presidente e seu principal colaborador.

 

NOTAS

(46) - DERENZI, Biografia, 222.

(47) - Autorizada explanação sobre as principais realizações do governo Avidos no cap. XXXI da Biografia de uma Ilha, de LUIZ DERENZI.

 

Fonte: História do Estado do Espírito Santo, 3ª edição, Vitória (APEES) - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Cultura, 2008
Autor: José Teixeira de Oliveira
Compilação: Walter Aguiar Filho, setembro/2017

História do ES

O fazedor de pontes: Breve notícia histórica

O fazedor de pontes: Breve notícia histórica

Devemos a ele, especificamente, a construção das três pontes que contribuíram de maneira mais acentuada para o escoamento de três pontos-chave para o desenvolvimento do Espírito Santo: a ligação da capital ao continente; a ligação entre as margens da cidade de Santa Leopoldina, a mais progressista cidade capixaba da época; a ligação entre as margens do Rio Doce, na época a última fronteira da civilização no rumo do norte do território

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo