Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Homero Massena - Notícia do Jornal A TRIBUNA (01/08/1938)

Capa de A TRIBUNA de 01/08/1938

Um grande pintor brasileiro e a sua próxima exposição. Notícia do Jornal A Tribuna, 1ª página. Vitória, 1º de agosto de 1938.

Há mais de três meses, encontra-se nesta capital o consagrado pintor brasileiro H. Massena. Poucas são as pessoas que sabem disso, porque o artista, simples e modesto, não sabe fazer cabotinismo. Vive para a sua arte, sonhando e pintando os aspectos mais interessantes da natureza.

Prêmio de viagem à Europa, em Paris, conviveu com os maiores mestres, aperfeiçoando-se. Tendo notícias das nossas belezas naturais, Massena veio ao Espírito Santo em busca de novas paisagens. E pintou quarenta telas que são quarenta maravilhas, todas da terra capixaba.

No próximo sábado, no salão térreo da Bolsa Oficial do Café, vai ser aberta a exposição do talentoso artista, o que constituirá um grande acontecimento.

O que empolga na arte de Massena é a realidade do natural. Não usa de artifícios e “camouflages”, para realçar os quadros. Pinta o que vê, em desenhos felizes e coloridos cheios de vida.

As telas que vimos nos impressionaram bastante. Em todas se nota a mão de um verdadeiro mestre na arte de Pedro Americo.

Aguardemos, pois, a exposição de Massena.

 

Fonte: Catálogo do Museu Atelier Homero Massena
Pesquisa: Walter de Aguiar Filho na Biblioteca Pública Municipal de Vila Velha,2001

 

 

Variedades

A primeira mãe capixaba

A primeira mãe capixaba

Lia eu, certo dia, a origem da palavra Capixaba quando a minha familiar voz fanhosa interrompeu-me a leitura, para dar-me o seu amistoso – ‘Iane Coema, Cunhã! - Bom dia, minha velha, respondi-lhe. Que tens hoje para contar-me de tuas lindas histórias?

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vitória (Em passado próximo) - Seus passeios e atrações turísticas

O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico

Ver Artigo
Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira

Ver Artigo
Sítio da Família Batalha – Por Edward Athayde D’Alcântara

Constituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa

Ver Artigo
Frases de Caminhão - Por Eurípedes Queiroz do Valle

As 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971

Ver Artigo
Hugo Viola - Por Cesar Viola

Em 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".

Ver Artigo