Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Igreja dos Reis Magos

Igreja dos Reis Magos, erguida pelos jesuítas em 1580

A igreja e a residência dos Reis Magos em Nova Almeida, município da Serra, formam um dos mais belos conjuntos arquitetônicos jesuíticos do Espírito Santo do período colonial. Preservado nas suas características originais, é tombado como patrimônio histórico e artístico nacional desde 1943.

Segundo o historiador Serafim Leite, a inauguração da Igreja foi realizada no dia 06 de janeiro de 1580, pelo Padre Braz Lourenço, junto aos índios Tupiniquins locais.

A construção atendia basicamente a três necessidades primordiais dos jesuítas: o culto, o trabalho de doutrina e dos ofícios e da residência.

As edificações jesuíticas eram feitas para durar enquanto durasse o mundo, tendo o conjunto "Reis Magos", as paredes de pedra de recifes com argamassa de barro, areia, cal de conchas (ostras) e óleo de baleia, que sustentam as estruturas de madeira dos pisos e telhados da cobertura em telhas de barro.

O retábulo do altar-mor é entalhado em madeira e é uma das principais esculturas de interesse histórico no Espírito Santo. Data de 1700.

A pintura "Adoração dos Reis Magos" a óleo sobre painel de madeira que, seria do Frei Belchior Paulo é uma das mais antigas peças de arte sacra brasileira.

Desde 1982, a Igreja é propriedade do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional –IPHAN- tendo sua recuperação como parte do projeto de valorização da história do Espírito Santo.

Entre as figuras históricas que estiveram na Igreja dos Reis Magos, destacam-se:

• O Desembargador Luiz Tomás de Navarro (1808); 
• O Príncipe Maximiliano de Wild-Neiwied; 
• O Naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1818); 
• O Geógrafo Charles Frederik Hart; 
• O Pintor francês François Biard (1858); 
• Dom Pedro II, (fev/1860) e 
• O Bispo D. Pedro Maria de Lacerda (1880).

 

Fontes: http://www.tesourosdobrasil.com.br/index.guia.php?option=detalhe&id=631
http://www.clerioborges.com.br/reis.html 
http://www.serra.es.gov.br/

Link Relacionado :

 Fotos do interior da Igreja dos Reis Magos

História do ES

Homenagem ao Estado do Espírito Santo

Homenagem ao Estado do Espírito Santo

Esta homenagem se deu nos festejos do Quarto-Centenário da Colonização do Solo Espírito-Santese (1935), quando o Sr. Alberto de Oliveira Santos fez a entrega do Monumento (Obelisco) doado por sua família com a efígie de Vasco Fernandes Coutinho  

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Movimento Estudantil ou AD USUM DELPHINI - Por Fernando Achiamé

Para se falar sobre movimento estudantil em nossa capital pode-se começar e terminar reproduzindo trechos do discurso proferido pelo padre diretor do Colégio Salesiano na formatura do curso ginasial em 1964

Ver Artigo
Minha FICHA - Por Eurico Resende

Sempre admiti que a partir de certo momento do primeiro governo revolucionário, não tinha a estabilidade da simpatia do "Sistema"

Ver Artigo
Carta de doação – Limites da capitania

Em Évora, a primeiro de junho de 1534, D. João III apôs sua real assinatura à carta de doação a Vasco Fernandes Coutinho

Ver Artigo
Juízes de direito na Província do Espírito Santo

Reunimos, pois, sob a forma de uma sinopse, aquilo que pode demonstrar à evidência a província do Espírito Santo, baseando assim em documentos e em trabalhos de própria lavra e que aqui descrevemos

Ver Artigo
Carta patente dada ao capitão de Infantaria, Francisco de Albuquerque Teles, e por el-rei D. Pedro, 1696

1696. Carta patente dada ao capitão de Infantaria, Francisco de Albuquerque Teles, e por el-rei D. Pedro, em que se provia[m] seus serviços na ilha do Funchal e na capitania de Cabo Frio, dando dela notícias históricas de muito valor

Ver Artigo