Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Igreja em Santa Cruz

Igreja em Santa Cruz

Nem tudo parece ser o que é. Uma prova disso é a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz, Aracruz, no norte do ES. Essa igreja despertou a curiosidade do imperador Dom Pedro II em 1860, devido à sua fachada imponente e atrás, um pequeno templo com paredes de estuque e cobertura de palha.

"O frontispício da Igreja é maior do que esta, iludindo de longe quem o ver de frente", escreveu Dom Pedro II, ao visitar Santa Cruz.

Navegantes que passavam pela baía de Santa Cruz também tinham a impressão de estar vendo uma grande igreja e uma vila cheia de riquezas e fazendeiros poderosos, o que não era verdade.

Além da fachada, os sinos de bronze datados do século XVI, instalados na torre da igreja, chamavam a atenção.

Para tocá-los, o sineiro tinha que subir em andaimes improvisados encostados na parede frontal da igreja. Os recursos para a construção da fachada foram conseguidos através da contribuição de exportadores de jacarandá da região.

A igreja começou a ser construída em 1836, sendo um marco histórico da arquitetura no período da colonização. Decorada em alto relevo pelo pintor francês Auguste Françoius Biard, a fachada era branca, com vasos esculpidos no alto da construção. As imagens do interior foram trazidas da Europa pelos jesuítas. A nave (salão onde se reúnem os fiéis) só foi construída muitos anos depois.

 

 

Fonte: A Tribuna (21/06/2009)


História do ES

Tachinhas e calça de lycra

Tachinhas e calça de lycra

Na Vitória roqueira da década de 80, três bandas faziam a cabeça da moçada: a Thor – representante dos metaleiros -, a Combatentes da Cidade – a mais inventiva – e Pó de Anjo – a mais new wave

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo