Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Jayme Duarte do Nascimento - Personalidade Capixaba

Personalidades em foco

 

Cap. Jayme Duarte do Nascimento

A coluna “Personalidades em Foco” tem por objetivo focalizar em traços sucintos e elucidativos, diferentes personalidades integradas na vida do Centro Cultural “Humberto de Campos”, tanto sob aspecto literário, como pela sua repercussão cívico-social.

Inicio a coluna pelo nome cap. JAYME DUARTE DO NASCIMENTO.

Nascido em 17 de janeiro de 1901, o Cap. Jayme foi em 1948 (sete de março), o primeiro Presidente do C.C.H.C. – Representa o Cap. Jayme a figura número um na história do Centro Cultural “Humberto de Campos”. Foi um dos fundadores e seu Presidente nos biênos: 1948-1949 e 1950-1951, que sucederam à sua fundação.

Em homenagem ao Cap. Jayme Duarte do Nascimento, foi inaugurado na sede do Centro, um quadro com a sua fotografia ao lado do quadro com a fotografia do Patrono da Entidade – o escritor inolvidável: Humberto de Campos.

Conheci o Cap. Jayme em 1953, quando do meu ingresso no C.C.H.C., e daí para cá, cativaram-me seus dotes de cavalheirismo, simpatia e franqueza.

Poeta de largos recursos é modesto até aos limites em que a personalidade impõe à modéstia, que deixe de se manifestar. Cap. Jayme é hoje um nome literário integrado na evolução cultural da cidade de Vila Velha e do Estado do Espírito Santo. Colabora, a Cap. Jayme Duarte do Nascimento em “A Gazeta”, “A Tribuna”, “Vida Capixaba”, “O Lince”, de Juiz de Fora, “Diário dos Açores” e “Lâmpada”, de Portugal, “Novo Mundo”, de Mato Grosso, “Evolução”, de S. João da Barra, “Luar do Norte”, de Pernambuco, etc... – Pertence o poeta ilustre às seguintes Entidades: Instituto de Cultura Americana, Centro Cultural Euclides da Cunha, e Sociedade Protetora dos Insanos. Atualmente é membro da “Comissão de Sindicância” do Centro Cultural Humberto de Campos, posição de singular importância para a vida da Entidade.

A atual Diretoria, sob a presidência do Dr. HILÁRIO SONEGHET, muito espera da ação serena e construtiva, que é característica do Cap. Jayme Duarte Nascimento, que desfruta no Centro Cultural “Humberto de Campos” de largo círculo de amigos sinceros e admiradores incondicionais.

 

Fonte: O Continente, 01 de maio de 1954
Autor: Newton L. Jordão (Vice-presidente da C.C.H.C.)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, Outubro/2013

Personalidades Capixabas

Jayme Fernandes Figueira - Por Sérgio Figueira Sarkis

Jayme Fernandes Figueira - Por Sérgio Figueira Sarkis

Ficou em Recife até 1925, quando o destino o fez encontrar o senhor Anthenor Guimarães

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Doutor Lucilo, o Rei da Praia do Suá

Entre os anos cinqüenta e sessenta, duvido que existisse alguém em Vitória que vivesse a vida mais intensamente do que ele

Ver Artigo
Campus Alaor de Queiroz Araujo - Por Aldo José Barroca

Na década de 1930, estudantes capixabas já frequentavam cursos superiores em Vitória, até que, em 5 de maio de 1954, o governador Jones dos Santos Neves criou a Universidade do Espírito Santo, unindo os cursos dispersos

Ver Artigo
Entrevista de Adelpho Poli Monjardim, um grande capixaba

Adelpho Poli Monjardim foi um atleta vigoroso, praticou remo, natação, water polo, boxe, levantamento de peso e futebol

Ver Artigo
Saíram assim - Por Fernando Achiamé

Eram jovens quase todos os integrantes da turma que cursaria História de março de 1971 a dezembro de 1973

Ver Artigo
A Sala Centro de Artes da UFES - Por Gracinha Neves

Quinze homens da entidade, viabilizaram a chegada do piano de cauda da Escola Villa Lobos para a Sala Centro de Artes

Ver Artigo