Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Manguinhos

Se você deseja passar momentos inesquecíveis, visite a Praia de Manguinhos, balneário localizado no município da Serra, a 20 quilômetros de Vitória. A rua principal à beira-mar lembra a música "Dia branco", de Geraldo Azevedo:

"Até onde a gente chegar
uma praça na beira do mar
um pedaço de qualquer lugar
neste dia branco
se branco ele for,
esse tanto
esse canto de amor."

Manguinhos é mesmo um branco de tranquilidade e beleza. Com ruas pacatas e com muita vegetação, é o local ideal para repousar e esquecer da agitação dos centros urbanos.

Suas praias possuem areias claras e fofas e águas calmas. Existem formações areníticas e corais em em alguns locais. Sua orla é repleta de quiosques, onde é possível tomar uma cerveja bem gelada, acompanhado de um tira-gosto, diante de um azul de mar sem tamanho. O balneário possui também, excelentes pousadas e restaurantes.

No carnaval acontece o tradicional banho de mar à fantasia. Vestidos com adereços de papel crepom, os foliões caminham pelas ruas do balneário e no final da tarde de sábado, entram no mar.

Mas Manguinhos não é só praia. No inverno, no restaurante Estação 1ª de Manguinhos, se realiza, anualmente, o Varal de Poesias. Além da delícia da culinária e do excelente atendimento, no estabelecimento se saboreiam momentos em verso e prosa, música e artesanato.

Devido ao ambiente bucólico e acolhedor, o balneário é frequentado por artistas plásticos e intelectuais, e por todos aqueles que amam a natureza.

Autor: Roberto Passos do Amaral Pereira, médico.
Publicado originalmente em A Gazeta 21/03/2007.

LINKS RELACIONADOS:

>> Serra



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Guarapari e Perocão

Guarapari e Perocão

Atravessando uma floresta, chagava-se a Perocão, local que emprestou seu nome a uma ribeira da qual as águas correm na vizinhança

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo