Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Manifestações típicas do ES

Conchas

Artesanato de conchas: As conchas e os búzios são belos e acessíveis materiais para a criação do artesanato marinho. Com conchas são feitos colares, pulseiras, utilidades domésticas (potes, jarras) e objetos de adorno, como espelhos e quadros. Piúma detém a primazia do artesanato de conchas no Estado, nacionalmente conhecido, mas é possível encontrar a arte das conchas em locais como Iriri, Barra do Jucu, Guriri, dentre outras cidades.

Panela de Barro: é a produção mais típica de cerâmica do Estado, feita pelas paneleiras de Goiabeiras. A produção é utilitária. O barro vem de Barreiros, Maruípe, amassado em bolos de cerca de 50 quilos, misturado com areia para dar liga.

As panelas grandes são chamadas mães e as pequenas, filhas. Na venda, as filhas são acomodadas no interior das mães, formando uma casada.

A tinta utilizada é tirada da casca de mangue socada, aguada, que dá a todas as panelas originárias de Goiabeiras, uma coloração negra.

Moqueca Capixaba: ao lado da torta capixaba, a moqueca domina a culinária litorânea do Estado. Feita de siris, lagosta ou caranguejo e postas de peixe.

Difere da moqueca baiana principalmente, por não levar azeite de dendê. É um prato saboroso e belo, preparado e servido ainda fervendo, na panela de barro, acompanhado de arroz branco, pirão de farinha de mandioca e pirão de banana da terra.

Fonte: A Tribuna (21/05/2000) 

LINKS RELACIONADOS:

>> Receita da Moqueca Capixaba
>> Panela de Barro
>> A diferença entre Siri e Caranguejo 
>>
 
Piúma

História do ES

Futebol Capixaba

Futebol Capixaba

Na década de 50, reinava no futebol capixaba o time Santo Antônio Futebol Clube, fundado em 5 de novembro de 1919 por dirigentes do Tiradentes Futebol Clube.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Fundação de Vitória

Aquela provisão lança por terra a tradição de que foi o triunfo alcançado pelos ilhéus a 08/09/1551 que deu nome a Vitória

Ver Artigo
Por que Morro do Moreno?

Desde o início da colonização do Espírito Santo, o Morro do Moreno funcionava como posto de observação assegurando a defesa de Vila Velha e de Vitória

Ver Artigo
Jesuítas no Espírito Santo

Em 1549 partiram da Bahia – escalaram no porto da “povoação do Espírito Santo” Leonardo Nunes e Diogo Jácome

Ver Artigo
Origem do nome das cidades do ES

Muitas vezes, por um simples motivo, surge a origem do nome de uma cidade, como por exemplo, o hábito dos moradores de tomar um cafezinho que, de tão ralo, mais parecia água doce. Daí veio o nome da cidade de Água Doce. E o nome da cidade de Águia Branca, de onde surgiu essa idéia? 

Ver Artigo
Araribóia X Villegagnon

Araribóia, comandante de duzentos temiminós que o Espírito Santo mandou à luta contra os franceses de Villegagnon

Ver Artigo