Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Maria Ortiz

Escadaria Maria Ortiz e Rua Duque de Caxias

Durante a invasão holandesa, num dos fragorosos combates de rua, uma mulher de nome Maria Ortiz decidiu a batalha, lançando água fervente sobre o próprio Pieter Heyn de uma das janelas do casario.

Ela residia na ladeira do Pelourinho - hoje Escadaria Maria Ortiz -, via de comunicação entre as partes baixa e alta da Vila. Na última, encontravam-se os defensores e o seu armamento bélico. No propósito de se apoderarem dele, subiam os holandeses a ladeira quando Maria Ortiz, com baldes de água fervendo, os obrigou ao retrocesso, ao mesmo tempo em que, aos gritos, incitava os que se encontravam na parte alta ao prosseguimento da luta.

Não mais tentaram subir a ladeira os holandeses, enquanto os defensores, assim encorajados, a desceram, indo-lhes ao encalço, obrigando-os a tomar suas embarcações e a zarpar para bem longe.

A historiadora Nara Saletto escreve, em seu livro Donatários, Colonos, Índios e Jesuítas, que a atuação de Maria Ortiz foi oficialmente reconhecida no relatório que o donatário do Espírito Santo enviou ao Governador-Geral:

"... Na repulsa dos invasores audaciosos, é de justiça destacar a atitude de uma jovem moça que astuciosamente retardou o acesso dos invasores à parte alta da Vila, por eles visada, permitindo assim que organizássemos, com os homens e elementos de que dispúnhamos, a defesa da sede. Essa jovem se tornou para nós um exemplo vivo de decisão, coragem e amor à terra. E ela devemos esse valioso serviço, sem o qual a nossa tarefa seria muito mais difícil e penosa. O seu entusiasmo decidido fez vibrar o dos próprios soldados, paisanos e populares na defesa e perseguição do invasor audaz e traiçoeiro."

 

Fonte: Espírito Santo - História de suas lutas e conquistas
Autora: Neida Lúcia Moraes

>> Maria Ortiz: mea culpa...
>> Maria Ortiz, heroína inesperada 
>> Maria Ortiz e a Caprichosos de Pilares 
>> Genealogia de Maria Ortiz

Personalidades Capixabas

Dijairo Gonçalves Lima - Personalidade Capixaba

Dijairo Gonçalves Lima - Personalidade Capixaba

Servidor público exemplar, expert em tributação, devido à probidade, profissionalismo e competência com que exercia as suas funções, passou a maior parte da sua carreira à frente de setores vitais para a administração do seu Estado

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Colégio Maria Ortiz

O certo é que certa magnificência do centro do poder, já pelo peso maior da arquitetura eclética, já como referência sempre constante na imprensa

Ver Artigo
Escadaria Maria Ortiz

Maria Ortiz decidiu a batalha, lançando água fervente sobre o próprio Pieter Heyn de uma das janelas do casario.

Ver Artigo
Maria Ortiz e a Caprichosos de Pilares

Ainda no embalo do Carnaval 2006, muito se tem dito sobre Maria Ortiz, que no desfile da escola de samba Caprichosos de Pilares, no Rio, foi representada como prostituta. Mas afinal, quem foi Maria Ortiz, consagrada como heroína capixaba quando da invasão dos holandeses ao Espírito Santo, em 1625?

Ver Artigo