Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Mimoso do Sul

Mimoso do Sul

Sou nascido e criado em Mimoso do Sul, até aos 7 anos. Tenho um acervo sobre Minoso inclusive fotográfico dos anos 40 e 50. 

Mimoso surgiu a rigor em Limeira, um portinho do Rio Itabapoana que por certo não existe mais quase vestígio.

Ali eram embarcadas sacas de café, em pequenos vapores para o Rio de Janeiro, no final do século XX, da produção da região, principalmente do núcleo de São Pedro do Itapabona, que fica numa serra.

O crescimento da produção cafeeira interessou aos ingleses, que vinham construindo estradas de ferro pelo sudeste. O esquema era que ao abrir uma estrada, estimulava as derrubadas, quando os proprietários vendiam madeira para os dormentes, e lenha para as máquinas a vapor. Com esse recurso os proprietários investiam na produção cafeeira, e usavam a estrada de ferro, pagando frete, para descer principalmente para exportação pelo porto do Rio de Janeiro onde existiam grandes comerciantes, compradores de café. Assim ficava viabilizada a estrada.

Em Ponte do Itabapoana, para transpor Rio de mesmo nome, os ingleses edificaram uma ponte para a Leopoldina Railway, e com isso surgiu ali um povoado com esse nome, que chegou a ser município. Subindo, os ingleses chegaram na fazenda do Mimoso em 1905, que passou a ter desenvolvimento maior que a sede do município, São Pedro de Itabapoana, daí que em 1930 revolucionários desceram de São Pedro com o material de Prefeitura na marra, e transferiram a sede.

O pessoal de São Pedro fez o que pode para reverter o quadro na época do Governador Bley e até no sentido de separar de Mimoso quando passariam a coexistir dois municípios: Mimoso que passou a dominar a citação do registro do Município e que passou a ser sede do antigo Município de São Pedro, e São Pedro do Itabapoana, que ficaria lá em cima, prosseguindo com suas possibilidades.

A Assembléia Legislativa teria até aprovado essa solução, mas que não foi a frente. Mais tarde quem ficou independente de Mimoso foi Apiacá.

 

Fonte: Roberto Brochado Abreu. Membro da Casa da Memória de Vila Velha. (23/06/2009)

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Casa da Memória 
>> L e R - Leopoldina Railways  



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

A luz elétrica em Cachoeiro

A luz elétrica em Cachoeiro

Cachoeiro, a primeira cidade capixaba iluminada a luz elétrica, teve o importante melhoramento inaugurado, oficialmente, em 1º de novembro de 1903

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vila do Riacho - Por Maurilen de Paulo Cruz

A origem da Vila do Riacho se situa em 1800, quando foi instalado um quartel na confluência dos Rio Riacho e Comboios, pelo Capitão-mor Antônio Pires da Silva

Ver Artigo
O povoamento de Cachoeiro

A ocupação da Bacia do Rio Itapemirim é repleta de fatos históricos de importância, com destaque para o embate entre os índios e os portugueses

Ver Artigo
Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo