Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Modalidades de Pesca

Pesca de Sargo - Ilustração do Livro: Krikati Tio Clê e o Morro do Moreno, 2006 - Autor: Walter de Aguiar Filho

Veja algumas modalidades de pesca amadora mais praticadas no litoral brasileiro. Vamos fazer um pequeno especial nesta semana, dividindo em 2 categorias: 1) Pesca de Mar e 2) Pesca de Água Doce.

Começaremos pela pesca de mar. Nesta modalidade, podemos dividir em 4 categorias, que são a pesca de praia, a pesca de rochas, a pesca embarcada costeira, e a pesca embarcada grossa.

Pesca de Praia: Nesta modalidade de pesca o peixe pode ser encontrado da areia, onde a onda alcança, até o limite de seus arremessos. Nem sempre o maior peixe está mais longe. Na praia, muito peixe grande vem até a arrebentação da onda para comer os mariscos deslocados da areia pelo movimento das ondas.

Para pesca destes peixes, as melhores iscas são os próprios mariscos ali encontrados, como o sarnambi, tatuí, budigão, canivete, etc. Pela facilidade em se encontrar as iscas mais usadas são o camarão e os filés de peixes.

O material usado é vara para arremesso, carretilha ou molinete, linha mono ou multifilamento, chumbada e anzol, todos devidamente equilibraods.

Não se deve esquecer um bicheiro ou puçá para retirar um peixe maior.

Pesca de rochas: Esta modalidade de pesca é a mesma da pesca de praia, não sendo necessário grandes arremessos, mas exige um equipamento mais forte para vencer os enroscos de mariscos e solos acidentados que prendem os anzóis e chumbadas.

Os mariscos e caranguejos encontrados no local são boas iscas para esta pescaria. Os caniços não precisam ser longos, mas devem ser resistentes para aguentar os esticões e levantar os peixes, com carretilhas ou molinetes com engrenagens fortes.

Por: Adrualdo Monte Alto Filho
Publicado originalmente o jornal do Iate Clube do ES.

Link Relacionado:

>> Culinária Capixaba  
>> Livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno 

O Esporte na História do ES

Editorial - Futebol em Vila Velha

Editorial - Futebol em Vila Velha

Não poderíamos deixar de divulgar os primeiros passos do esporte em Vila Velha, registrado pelo saudoso José Anchieta de Setúbal no livro Ecos de Vila Velha

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Remo: O Braço Forte do Esporte Capixaba - Por João Arruela Maio

Vitória em 1952, na disputa do Campeonato Continental, na raia de Valdivia, em Santiago, no Chile

Ver Artigo
Moisés, um campeão - Por Jorge Rodrigues Buery

Na final do Campeonato Brasileiro de 1995, ele era um dos botafoguenses campeões

Ver Artigo
A pesca do Marlim Azul

No Iate Clube do Espírito Santo é festa do marlim azul. O sol brilha mais forte: é o encontro de pescadores que ganharam fama mundial...

Ver Artigo
Tardes Amarelas no Futebol - Por Xerxes Gusmão Neto

Eu e o meu tio Adonias, que morava em São Torquato, subimos num ônibus da Viação Celeste, que portava um letreiro esquisito: São Torquato-Cruzamento

Ver Artigo
Fluminensinho, uma lição para a vida - Por Marcelo Bonfim Dessane

Os encontros continuavam na Prefeitura, perto da secular palmeira que enfeitava a praça, no bar do Olímpio, depois no Britz, na Sapataria Musiello

Ver Artigo