Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Morro do João Moreno

Vista dos navios do alto do Morro do Moreno - Foto: Walter de Aguiar Filho

"O Rio do Espírito Santo ao Guarapari são oito léguas; e faz-se entre um e outro rio uma enseada. Chegando a este Rio de Guarapari estão as serras, que dizem de Porocão, e corre-se a costa do morro de João Moreno até este rio, Norte-Sul; e defronte do morro de João Moreno está a Ilha Escalvada.

Do Rio de Guarapari à ponta de Leritibe são sete léguas; e corre-se a costa Nordeste-sudoeste, cuja terra é muito alta; essa ponta tem, da banda do Norte, três ilhas, obra de duas léguas ao mar e a primeira está meia légua da terra firme, as quais têm bom surgidouro; e estão essas ilhas defronte do Rio Guarapari. A terra deste rio até Leritibe é muito grossa e boa para povoar como a melhor do Brasil, a qual foi povoada dos goitacases.

Esta ponta de Leritibe tem um arrecife ao mar, que boja bem uma légua e meia, a qual ponta é de terra baixa, ao longo do mar. De Leritibe até Tapemirim são quatro ou cinco léguas, cuja costa se corre Nordeste-Sudoeste, a qual está em vinte graus e três quartos. De Tapemirim a Managé são cinco léguas, a qual está em vinte e um graus; de Managé ao Rio de Paraíba são cinco léguas, e corre-se a costa Nordeste-Sudoeste, e toma da quarta ao Norte-Sul, o qual Rio de Paraíba está em vinte e um graus e dois terços.

Este Rio de Paraíba tem barra e fundo por onde entram navios de honesto porte, o qual se pode tornar a povoar, por derredor dele e ao longo do mar. Da Paraíba ao cabo de São Tomé são sete léguas, cuja costa se corre Nordeste-Sudoeste, o qual cabo está em vinte e dois graus. Pelo nome deste cabo o tomou a capitania também de São Tomé, até onde corre o limite dos goitacases, de quem diremos em seu lugar."

 

Fonte: Tratado Descritivo do Brasil em 1587
Autor: Gabriel Soares de Souza
Editora Itatiaia Ltda 2001, Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Foto Capa do Livro: Cláudio Martins 



GALERIA:

📷
📷


História do ES

Movimento Estudantil ou AD USUM DELPHINI - Por Fernando Achiamé

Movimento Estudantil ou AD USUM DELPHINI - Por Fernando Achiamé

Para se falar sobre movimento estudantil em nossa capital pode-se começar e terminar reproduzindo trechos do discurso proferido pelo padre diretor do Colégio Salesiano na formatura do curso ginasial em 1964

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Trecho do litoral onde foi erigida a Capitania do ES

“Do rio das Barreiras à Ponta do Tubarão são quatro léguas, sobre o qual está a Serra do Mestre Álvaro; da Ponta do Tubarão à ponta do Morro de João Moreno, são duas léguas...

Ver Artigo
O Morro do Moreno na história do ES

Assim que chegou à sua capitania, Vasco Fernandes Coutinho estabeleceu o colono João Moreno naquele que seria o primeiro posto de observação da província e que, mais tarde, tomou seu nome. 

Ver Artigo