Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Muma de Siri

Siri-azul

Culinária Capixaba

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba.

Mas, para deleite de todos, publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos. Aproveite!

MUMA DE SIRI

Ingredientes (para 6 pessoas):

• 2 Dúzias de siris. 
• 5 Maços de coentro. 
• 3 Dentes de alho. 
• 5 Tomates. 
• 1 Cebola. 
• 2 Limões. 
• 1 Pacote de farinha torrada. 
• 1/2 Copo de óleo. 
• Sal, azeite, pimenta e colorau a gosto.

Modo de preparo:

Limpe bem os siris com uma escovinha. Terminada a limpeza ponha-os em uma panela com água e sal, leve-os ao fogo para ferventá-los. Quando estiverem vermelhos, retire-os do fogo e coloque-os numa peneira para escorrer. Faça uma tintura com o colorau e ponha numa panela grande para 3 litros, refogue nesta tintura o coentro, o tomate e a cebola, tudo bem picadinho. Soque os dentes de alho com sal e as pimentas e adicione aos demais temperos. Deixe ferver por uns 10 minutos. Ponha o azeite a gosto e o suco de limão. Corte os siris ao meio e jogue dentro do refogado, misture bastante e prove o sal. Ponha um litro de água e deixe ferver por uns 15 minutos, colocando antes os temperos todos cortados em pedacinhos. Diminua o fogo e com o auxílio de um garfo vá jogando lentamente a farinha e mexendo para não embolar. Sirva com arroz branco.

LINK RELACIONADO:

 Panela de Barro
 Cadeirada
 Panela de Barro

 
Culinária Capixaba e Entrevista com Cacau Monjardim ao Site Morro do Moreno
 


Culinária Capixaba

Como si fa una bella polenta!

Como si fa una bella polenta!

Por viverem com dificuldade, os italianos da região do Veneto adotaram o consumo da polenta. O milho era cultivado, colhido, debulhado e beneficiado artesanalmente. Quando chegaram ao ES, adaptaram esses conhecimentos para aproveitar o que era possível cultivar.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Tradição da Torta Capixaba – Por Areobaldo Lellis Horta

Uma tradição existe, que lhe é própria, que lhe pertence por inteiro e cujas origens aprofundam raízes em épocas imemoriais. Essa tradição é a TORTA

Ver Artigo
A Origem da Torta Capixaba no ES

Há registro em a Gazeta da Victoria, edição de 28 de março de 1878, divulgava-se: “aos amantes das Tortas. Camarões secos na casa de negócio Casilhas, à rua de São Diogo”

Ver Artigo
Culinária Capixaba - CALDEIRADA

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Receita da Moqueca Capixaba

A moqueca capixaba é um prato conhecido no país inteiro pelo seu sabor. O prato que é a cara do Espírito Santo!

Ver Artigo
Moquecas e peixadas – Por Cacau Monjardim

Do hábito indígena de "moquear" o peixe, nossos antepassados, de pai para filho, foram melhorando a técnica de preparo

Ver Artigo