Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Outras versões da origem do nome Vitória

Historiadora Maria Stella de Novaes

A origem do nome Vitória é assunto sobre o qual não são unânimes as opiniões dos historiadores. Na opinião de Basílio Daemon, citada por Luiz Serafim Derenzi, “houve uma batalha com os índios. Sobre estes foi conseguida a vitória e, por essa motivo, deu-se o nome de Vitória à nova sede do governo”.

Maria Stella de Novaes nos oferece outra interpretação:

“Segundo Monsenhor Pizarro, os colonos, querendo perpetuar a memória de tão singular fato (a vitória de 8 de setembro) dedicaram o novo templo construído à Virgem das Virgens, que os auxiliou, sob o título especioso de Vitória.”

E continua:

“Temos disso a confirmação no Santuário Mariano, escrito em 1723. Trata-se da matriz, atualmente catedral do Arcepispado, suntuoso templo ainda inacabado. Portanto, o que se deu, ao certo, em 8 de setembro de 1551, em relação à Vila Nova, não foi a sua fundação mas sim a consagração da matriz a Nossa Senhora, e de acordo com os cronistas, a mudança do nome para Vila de Vitória foi em atenção ao valor, aos brilhantes feitos, à gloriosa vitória que alcançaram os povoadores, ficando até hoje esse nome que, por decreto de 18 de março de 1823, foi confirmado, ainda na criação da cidade.” (Novaes, Maria Stella de. História do Espírito Santo).

A explicação fornecida por Maria Stella de Novaes deixaria perfeitamente resolvido o problema se não fosse o registro feito no Rotineiro de todos os sinais da costa do Brasil, no mapa de folha 45. Ali se encontra no lugar de Vitória o topônimo Vila do Espírito Santo e, no lugar de Vila Velha, o topônimo Vila Velha de Nossa Senhora da Vitória.

Esse Roteiro, elaborado no fim do século XVI (entre 1586 e 1590) é um manuscrito de importância só comparável ao Tratado Descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Souza.



GALERIA:

📷
📷


História do ES

A febre amarela no Espírito Santo em 1850

A febre amarela no Espírito Santo em 1850

A Providência Divina vela certamente sobre a população desta Província que, sem o seu auxílio, estaria hoje extinta por falta de recursos da medicina

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Entradas: A exploração do interior - João Eurípedes Franklin Leal

As entradas organizadas para exploração do interior da capitania do Espírito Santo visavam, principalmente, as riquezas minerais, como a sonhada Serra das Esmeraldas, e a procura de ouro

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Anotações a respeito de Frei Pedro Palácios

Nasceu em Medina do Rio Seco, na Espanha, perto de outra cidade maior, Medina Del Campo. Ambas hoje são cidades turísticas e perto da famosa Salamanca

Ver Artigo
Victória – Cidade Presépio, 1937

A linda capital do Espírito Santo. A cidade de Vitória está situada numa ilha banhada por águas do oceano Atlântico

Ver Artigo
Os cônsules no Espírito Santo

São representantes junto ao Governo do Estado, com residência nesta capital

Ver Artigo