Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Paulo Amorim - Recordista Mundial

Paulo Amorim - Recordista Mundial

O marlin azul foi mais do que uma aventura na vida do capixaba Paulo Roberto Amorim. O rei dos mares mudou a vida do empresário desde que ele fisgou o recorde mundial da espécie, homologado pelo International Game Fish Association (IGFA): 636 kg, em 29 de fevereiro de 1992, no litoral de Vitória, Espírito Santo, a bordo da lancha Duda Mares. 

O recorde trouxe a fama e, com ela, o assédio. Pescadores de todas as partes queriam pescar com ele. Paulo Amorim acertava as datas no fim de semana, conforme a disponibilidade. Depois fez uma parceria com o dono de uma lancha para poder atender mais pedidos até que, em 1997, ergueu a própria pousada em Guarapari, litoral capixaba. Por muito tempo, o empresário se dividiu entre os negócios com granito em Rondônia e a pousada exclusiva para pescadores de marlin, onde contava com a ajuda da esposa Carmen. 

O recordista lembra que nem estava preparado para brigar com um peixe tão grande. A pancada foi forte, mas ele não conseguia avaliar o tamanho. "A briga demorou uma hora e meia, ele me machucou tanto que teve uma hora que eu pensei: rapaz, tomara que a linha estoure para o peixe ir embora". 

A quem interessar, Paulo Amorim passa a receita para fisgar o marlin. São só 3 ingredientes: 
primeiro, o peixe; segundo, o material adequado e por último, a técnica. Esta é a parte mais difícil. Antes que alguém consiga, ele mesmo tentou bater o próprio recorde. Mas achava difícil que alguém iguale a façanha tão cedo, ou seja, nas próximas décadas.

Falecimento

No Natal de 2006, a pesca esportiva brasileira sofreu uma grande perda.

Amorim estava internado no Hospital Santa Rita desde outubro, em decorrência de um acidente automobilístico. Amorim morava em Guarapari e na noite do acidente se dirigia ao Iate Clube do Espírito Santo, onde receberia uma premiação de pesca. Porém, o pescador perdeu o controle de sua caminhonete e chocou-se frontalmente com um poste de aço.

Quando da entrada no hospital, Amorim apresentava ferimentos leves e estava lúcido, mas sofreu uma recaída e permaneceu internado, alternando seu estado de saúde até o dia 25 de dezembro, quando não resistiu e faleceu.

Nos 67 dias em que esteve internado, o quadro de saúde dele se alternou várias vezes entre melhoras e recaídas. Cinco anos antes, Paulo Amorim perdeu um filho, Paulo Eduardo, o Duda, de 19 anos, em um acidente de carro em Minas Gerais

O corpo de Paulo Amorim foi sepultado no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.

LINKS RELACIONADOS:

>> A pesca do Marlim Azul
>> Paulo Amorim



GALERIA:

📷
📷


Personalidades Capixabas

Oposição a Lindenberg - Gil Vellozo

Oposição a Lindenberg - Gil Vellozo

Quando falava sobre o prefeito de Vila Velha, Tuffy Nader, não perdia oportunidade de mencionar o quanto Carlos Lindenberg estava sendo ingrato com o colega de partido

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Moacyr Checon fundador do Grupo União - Por Luciana Maximo

Um empreendedor nato, natural de Iconha, o empresário Moacyr Checon, hoje é um dos sócios do Grupo União, que nasceu da união de 15 sócios, proprietários de 15 pequenos caminhões

Ver Artigo
Ainda Eleições Diretas – Por Eurico Rezende

Senador Itamar Franco o primeiro a estimular de modo lúcido o racional, o chamado movimento "Diretas Já"

Ver Artigo
Suspensão do AI-5 – Por Eurico Rezende

Nesse período, o País viverá sob o regime da Constituição de 1967, distante do império do Ato 5

Ver Artigo
Minha posição revolucionária – Por Eurico Rezende

Desde os primeiros preparativos, tive participação efetiva no esquema pró-Revolução

Ver Artigo
Em favor da Magistratura e do Ministério Público – Por Eurico Rezende

A União prestará a cooperação que for necessária a assegurar aos juízes e membros do Ministério Público dos Estados remuneração correspondente à relevância de suas funções

Ver Artigo