Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Paulo Amorim - Recordista Mundial

Paulo Amorim - Recordista Mundial

O marlin azul foi mais do que uma aventura na vida do capixaba Paulo Roberto Amorim. O rei dos mares mudou a vida do empresário desde que ele fisgou o recorde mundial da espécie, homologado pelo International Game Fish Association (IGFA): 636 kg, em 29 de fevereiro de 1992, no litoral de Vitória, Espírito Santo, a bordo da lancha Duda Mares. 

O recorde trouxe a fama e, com ela, o assédio. Pescadores de todas as partes queriam pescar com ele. Paulo Amorim acertava as datas no fim de semana, conforme a disponibilidade. Depois fez uma parceria com o dono de uma lancha para poder atender mais pedidos até que, em 1997, ergueu a própria pousada em Guarapari, litoral capixaba. Por muito tempo, o empresário se dividiu entre os negócios com granito em Rondônia e a pousada exclusiva para pescadores de marlin, onde contava com a ajuda da esposa Carmen. 

O recordista lembra que nem estava preparado para brigar com um peixe tão grande. A pancada foi forte, mas ele não conseguia avaliar o tamanho. "A briga demorou uma hora e meia, ele me machucou tanto que teve uma hora que eu pensei: rapaz, tomara que a linha estoure para o peixe ir embora". 

A quem interessar, Paulo Amorim passa a receita para fisgar o marlin. São só 3 ingredientes: 
primeiro, o peixe; segundo, o material adequado e por último, a técnica. Esta é a parte mais difícil. Antes que alguém consiga, ele mesmo tentou bater o próprio recorde. Mas achava difícil que alguém iguale a façanha tão cedo, ou seja, nas próximas décadas.

Falecimento

No Natal de 2006, a pesca esportiva brasileira sofreu uma grande perda.

Amorim estava internado no Hospital Santa Rita desde outubro, em decorrência de um acidente automobilístico. Amorim morava em Guarapari e na noite do acidente se dirigia ao Iate Clube do Espírito Santo, onde receberia uma premiação de pesca. Porém, o pescador perdeu o controle de sua caminhonete e chocou-se frontalmente com um poste de aço.

Quando da entrada no hospital, Amorim apresentava ferimentos leves e estava lúcido, mas sofreu uma recaída e permaneceu internado, alternando seu estado de saúde até o dia 25 de dezembro, quando não resistiu e faleceu.

Nos 67 dias em que esteve internado, o quadro de saúde dele se alternou várias vezes entre melhoras e recaídas. Cinco anos antes, Paulo Amorim perdeu um filho, Paulo Eduardo, o Duda, de 19 anos, em um acidente de carro em Minas Gerais

O corpo de Paulo Amorim foi sepultado no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.

LINKS RELACIONADOS:

>> A pesca do Marlim Azul
>> Paulo Amorim



GALERIA:

📷
📷


Personalidades Capixabas

A Origem da Família Moneiro

A Origem da Família Moneiro

As instalações da fazenda Monte Líbano incluíam, além do sobrado da residência, uma casa de morada, engenho de café com ventilador, engenho de serra,

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Campus Alaor de Queiroz Araujo - Por Aldo José Barroca

Na década de 1930, estudantes capixabas já frequentavam cursos superiores em Vitória, até que, em 5 de maio de 1954, o governador Jones dos Santos Neves criou a Universidade do Espírito Santo, unindo os cursos dispersos

Ver Artigo
Entrevista de Adelpho Poli Monjardim, um grande capixaba

Adelpho Poli Monjardim foi um atleta vigoroso, praticou remo, natação, water polo, boxe, levantamento de peso e futebol

Ver Artigo
Saíram assim - Por Fernando Achiamé

Eram jovens quase todos os integrantes da turma que cursaria História de março de 1971 a dezembro de 1973

Ver Artigo
A Sala Centro de Artes da UFES - Por Gracinha Neves

Quinze homens da entidade, viabilizaram a chegada do piano de cauda da Escola Villa Lobos para a Sala Centro de Artes

Ver Artigo
Personalidade Capixaba - Antônio Pinto Rodrigues

Nasceu em 1903, em Vila Velha, Antônio Pinto Rodrigues, filho de Cleto Rodrigues e Henedina Pinto Rodrigues

Ver Artigo