Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Paulo Amorim - Recordista Mundial

Paulo Amorim - Recordista Mundial

O marlin azul foi mais do que uma aventura na vida do capixaba Paulo Roberto Amorim. O rei dos mares mudou a vida do empresário desde que ele fisgou o recorde mundial da espécie, homologado pelo International Game Fish Association (IGFA): 636 kg, em 29 de fevereiro de 1992, no litoral de Vitória, Espírito Santo, a bordo da lancha Duda Mares. 

O recorde trouxe a fama e, com ela, o assédio. Pescadores de todas as partes queriam pescar com ele. Paulo Amorim acertava as datas no fim de semana, conforme a disponibilidade. Depois fez uma parceria com o dono de uma lancha para poder atender mais pedidos até que, em 1997, ergueu a própria pousada em Guarapari, litoral capixaba. Por muito tempo, o empresário se dividiu entre os negócios com granito em Rondônia e a pousada exclusiva para pescadores de marlin, onde contava com a ajuda da esposa Carmen. 

O recordista lembra que nem estava preparado para brigar com um peixe tão grande. A pancada foi forte, mas ele não conseguia avaliar o tamanho. "A briga demorou uma hora e meia, ele me machucou tanto que teve uma hora que eu pensei: rapaz, tomara que a linha estoure para o peixe ir embora". 

A quem interessar, Paulo Amorim passa a receita para fisgar o marlin. São só 3 ingredientes: 
primeiro, o peixe; segundo, o material adequado e por último, a técnica. Esta é a parte mais difícil. Antes que alguém consiga, ele mesmo tentou bater o próprio recorde. Mas achava difícil que alguém iguale a façanha tão cedo, ou seja, nas próximas décadas.

Falecimento

No Natal de 2006, a pesca esportiva brasileira sofreu uma grande perda.

Amorim estava internado no Hospital Santa Rita desde outubro, em decorrência de um acidente automobilístico. Amorim morava em Guarapari e na noite do acidente se dirigia ao Iate Clube do Espírito Santo, onde receberia uma premiação de pesca. Porém, o pescador perdeu o controle de sua caminhonete e chocou-se frontalmente com um poste de aço.

Quando da entrada no hospital, Amorim apresentava ferimentos leves e estava lúcido, mas sofreu uma recaída e permaneceu internado, alternando seu estado de saúde até o dia 25 de dezembro, quando não resistiu e faleceu.

Nos 67 dias em que esteve internado, o quadro de saúde dele se alternou várias vezes entre melhoras e recaídas. Cinco anos antes, Paulo Amorim perdeu um filho, Paulo Eduardo, o Duda, de 19 anos, em um acidente de carro em Minas Gerais

O corpo de Paulo Amorim foi sepultado no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.



GALERIA:

📷
📷


Personalidades Capixabas

Arnaldo Soares Pagani

Arnaldo Soares Pagani

ARNALDO SOARES PAGANI, por exemplo, nasceu em Colatina, município cujo desbravamento influiu decisivamente para a penetração da civilização rumo ao norte do Estado

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Moacyr Dalla

Participou da criação do "Corredor de Exportações" do Porto de Vitória, seu reaparelhamento e a construção do Porto de Capuaba

Ver Artigo
Manoel Moreira Camargo

Eclético, não se atendo a uma só opinião ou a uma única filosofia, MOREIRA CAMARGO encontrou um destacado lugar entre as legítimas e autênticas personalidades do Espírito Santo

Ver Artigo
Marcílio Toledo Machado

Meu pai disse para meu irmão mais velho quando nasceu o seu primeiro filho: "Agora sim, você vai ter uma idéia de quanto gosto de você"

Ver Artigo
Nicanor Francisco de Azevedo Paiva

Nascido na Vila do Arrozal do Pirai, em terras da Fazenda Pau D'Alho, no dia 17 de agosto de 1901

Ver Artigo
Laerce Bernardes Machado

A História de um Homem é sempre algo interessante de se saber e de se conhecer

Ver Artigo