Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Pesquisa no entorno do Morro do Moreno

O pesquisador Werther Krohling está realizando um trabalho no entorno do Morro do Moreno e Praia do Ribeiro e conta com a ajuda dos moradores do Morro do Moreno para realizar seu trabalho, que deve durar cerca de um ano.

Este trabalho consiste em estudar o efeito de poluentes orgânicos (esgoto doméstico) lançados in nautra sobre a fase inicial de desenvolvimento dos organismos incrustantes como algas, crustáceos, moluscos e outros invertebrados. Como esses organismos vivem aderidos às superfícies duras (rochas), eles não conseguem fugir da fonte poluidora, por isso são bons indicadores de qualidade da água circundante.

Este trabalho só vai conseguir sucesso com a ajuda dos moradores no sentido de "vigiarem" as estruturas, e caso alguém/alguma coisa danifique o material, os mesmos devem entrar em contato com o pesquisador Werther Krohling o mais rápido possível.

Para isso foram instaladas bóias em um gradiente de distância da foz do canal da costa, até próximo à praia do Ribeiro. Em cada uma dessas bóias, estão presas placas de concreto que servirão de substrato de fixação desses organismos. Essas placas serão trocadas a cada 30 dias, e essa pesquisa irá durar 12 meses, a fim de se "fechar" o ciclo anual.

Veja ao lado as fotos da preparação das poitas e estruturas de flutuação, alguns organismos incrustantes e uma estrutura experimental que ficou no mar por volta de 90 dias, evidenciando o crescimento de algas.

E-mail do pesquisador: werther@cemares.org.br

Link Relacionado:

>> AMAMOR



GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Capela de Fazenda

Capela de Fazenda

Na Cidade Alta, um vestígio da Vitória do século XVI: a Capela de Santa Luzia. A história diz que foi erigida pelo primeiro "dono" de Vitória, o próprio Duarte de Lemos. Seguindo o costume da época, era uma capela de fazenda

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Posfácio do livro Parabéns Pra Você – Por Cariê Lindenberg

Por fim, o que mais me marca em Maria é a sua determinação, força de vontade e grande fibra

Ver Artigo
Páginas soltas – Por D. Maria Lindenberg

Noventa anos significam uma vida repleta de bons e de maus momentos. De triunfos e de derrotas

Ver Artigo
Depois de Carlos – Por D. Maria Lindenberg

O domingo de 19 de agosto de 1990 deveria ser igual a qualquer outro

Ver Artigo
Em Palácio – D. Maria Lindenberg

Procurei ser amável sem pieguice; elegante, sem os maneirismos da moda; firme sem teimosia

Ver Artigo
O casamento – D. Maria Lindenberg

Sentamos no banco, que rodeava o abacateiro, para apreciar o cair da noite e, pronto, aconteceu: Carlos me deu o maior beijo

Ver Artigo