Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Pesquisa no entorno do Morro do Moreno

O pesquisador Werther Krohling está realizando um trabalho no entorno do Morro do Moreno e Praia do Ribeiro e conta com a ajuda dos moradores do Morro do Moreno para realizar seu trabalho, que deve durar cerca de um ano.

Este trabalho consiste em estudar o efeito de poluentes orgânicos (esgoto doméstico) lançados in nautra sobre a fase inicial de desenvolvimento dos organismos incrustantes como algas, crustáceos, moluscos e outros invertebrados. Como esses organismos vivem aderidos às superfícies duras (rochas), eles não conseguem fugir da fonte poluidora, por isso são bons indicadores de qualidade da água circundante.

Este trabalho só vai conseguir sucesso com a ajuda dos moradores no sentido de "vigiarem" as estruturas, e caso alguém/alguma coisa danifique o material, os mesmos devem entrar em contato com o pesquisador Werther Krohling o mais rápido possível.

Para isso foram instaladas bóias em um gradiente de distância da foz do canal da costa, até próximo à praia do Ribeiro. Em cada uma dessas bóias, estão presas placas de concreto que servirão de substrato de fixação desses organismos. Essas placas serão trocadas a cada 30 dias, e essa pesquisa irá durar 12 meses, a fim de se "fechar" o ciclo anual.

Veja ao lado as fotos da preparação das poitas e estruturas de flutuação, alguns organismos incrustantes e uma estrutura experimental que ficou no mar por volta de 90 dias, evidenciando o crescimento de algas.

E-mail do pesquisador: werther@cemares.org.br

Link Relacionado:

>> AMAMOR



GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Voto de Castidade - Elmo Elton

Voto de Castidade - Elmo Elton

Sonetos escritos quando da beatificação do Padre José de Anchieta, em junho de 1980

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Cachoeiro de Itapemirim e a República

O amor à terra, como o indestrutível apego a suas tradições, é característico do cachoeirense

Ver Artigo
O regime das terras devolutas na República

O advento da República alterou, profundamente, o regime da propriedade, na parte concernente às terras devolutas

Ver Artigo
Proclamação da República

Embora as idéias republicanas já fossem agitadas no Brasil desde o período colonial sua propaganda ganhou força com a fundação do Partido Republicano, após a Convenção Republicana de Itu, 1870

Ver Artigo
QUARTEL DE MARUÍPE: 80 ANOS DE HISTÓRIA

O QCG foi inaugurado oficialmente por Bley, em 25 de agosto de 1938, no “Dia do Soldado”, com o descerramento do marco de inauguração

Ver Artigo
Canudos e a consolidação da República - Por Hélio Athayde

Os brasileiros ainda questionam a sua forma e o seu sistema de governo, vergados sob o imenso peso de um “complexo de culpa coletivo”, que parece continuar rondando os seus espíritos

Ver Artigo