Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Pesquisa no entorno do Morro do Moreno

O pesquisador Werther Krohling está realizando um trabalho no entorno do Morro do Moreno e Praia do Ribeiro e conta com a ajuda dos moradores do Morro do Moreno para realizar seu trabalho, que deve durar cerca de um ano.

Este trabalho consiste em estudar o efeito de poluentes orgânicos (esgoto doméstico) lançados in nautra sobre a fase inicial de desenvolvimento dos organismos incrustantes como algas, crustáceos, moluscos e outros invertebrados. Como esses organismos vivem aderidos às superfícies duras (rochas), eles não conseguem fugir da fonte poluidora, por isso são bons indicadores de qualidade da água circundante.

Este trabalho só vai conseguir sucesso com a ajuda dos moradores no sentido de "vigiarem" as estruturas, e caso alguém/alguma coisa danifique o material, os mesmos devem entrar em contato com o pesquisador Werther Krohling o mais rápido possível.

Para isso foram instaladas bóias em um gradiente de distância da foz do canal da costa, até próximo à praia do Ribeiro. Em cada uma dessas bóias, estão presas placas de concreto que servirão de substrato de fixação desses organismos. Essas placas serão trocadas a cada 30 dias, e essa pesquisa irá durar 12 meses, a fim de se "fechar" o ciclo anual.

Veja ao lado as fotos da preparação das poitas e estruturas de flutuação, alguns organismos incrustantes e uma estrutura experimental que ficou no mar por volta de 90 dias, evidenciando o crescimento de algas.

E-mail do pesquisador: werther@cemares.org.br

Link Relacionado:

>> AMAMOR



GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Sesmaria - Desuso e uso da ocupação primária (1822 a 1850)

Sesmaria - Desuso e uso da ocupação primária (1822 a 1850)

Terras ocupadas até 1850 (Lei 601, de 18.09.1850, art. 4º. As terras ocupadas até 1850 não foram consideradas como pertencentes à Nação

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Paisagens da Ilha do Mel - Por Maria Isabel Perini Muniz

A paisagem vista e interpretada através da arte nos mostra aspectos que se escondem do nosso olhar descuidado e muitas vezes indiferente

Ver Artigo
Guarapari de ontem

"Quem passasse pela ruazinha tranqüila, aquela ruazinha varrida pelo vento sul e cujo solo barrento todo se cobria de regatinhos formados pelas chuvaradas de verão, invariavelmente descobriria a velha rendeira curvada sobre a almofada, trocando os bilros, atenta ao trabalho e de toda alheia ao bulício e à agitação exteriores ..."

Ver Artigo
General das Artes

Conheci, na casa de Homero Massena, anos 60, um amigo dele muito especial. Pessoa sensível, de fino trato, grande admirador da boa pintura e da Arte do mestre. Algumas vezes servi de mensageiro entre os dois, levando ao escritório do amigo, textos do Massena (muitas vezes assinados com pseudônimos: J. Prates, J. Carlos...) para que ele (diretor do jornal) providenciasse a publicação.

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Ceia Natalina

A ceia natalina do Brasil e de outros países guardam muitas tradições em comum. Elas tem origem em velhos hábitos da Roma antiga

Ver Artigo