Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Praia da Costa

Um sítio com muita capoeira, pitangueira e uma pequena aldeia de pescadores, delimitado por uma cerca de arame ao Sul e pelo Rio Costa ao Oeste. Assim era a agrária Praia da Costa, que hoje abriga 40 mil moradores e recebe milhares de turistas durante o verão, por causa da bela praia.

O Sítio da Costa surgiu em 1892, numa época em que não existia nada, apenas o Farol de Santa Luzia, que, vindo da Inglaterra, foi instalado em 1871. Os donos do sítio eram João Joaquim da Motta, Deméclito e Dório Silva e Américo Kolblinger.

Em 1929, João Joaquim da Motta construiu a primeira casa na Curva da Sereia, onde passou a morar. Um ano depois foi aberta a primeira estrada.

Com isso, de comunidade agrícola o local passou a ser uma região turística, já que muitas pessoas passaram a visitar o local por causa da praia e a fazer as tradicionais farofadas.

Em 1939, foi feito o primeiro loteamento com 262 lotes, que foi aprovado no dia 13 de dezembro de 1941 pelo prefeito da época Eugênio Pacheco de Queiroz.

Foi então que o Sítio da Costa passou a ser chamado de Praia da Costa. Animados, 40 moradores se reuniram e construíram, em frente à Curva da Sereia, o Clube dos 40. Em seguida, foi aberto o Restaurante Sereia, abrindo caminho para tantos outros.

Em 1953, a antiga Avenida Beira Mar, hoje Gil Veloso, foi asfaltada. Nessa época, também foi erguida a Casa do Navio, onde hoje está o Quality Apart-Hotel.

Dessa década de 50, a dona de casa Maria Augusta Coelho Lopes, de 73 anos, guarda boas recordações. “Lembro da inauguração do Hotel Tabajara, logo após a Copa, que contou com a presença do nosso rei Pelé”, relembrou.

Ela afirma que, naquela época, o mar era tão bravo, que a espuma chegava do outro lado da rua. “Chamávamos de arrebentação. Só dava para tomar banho de mar na Curva da Sereia, onde o mar era mais calmo”, disse.

Links Relacionados:

 A origem da Praia da Costa
 Loteamento da Praia da Costa
 
 Farol de Santa Luzia
 
 Praia da Sereia
 
 Casa do Navio
 
 O Rei Pelé na Praia da Costa

 Arrebentação 

Fonte: A Gazeta (05/12/2005)

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Arrabaldes de Vitória - Os 10 mais frequentados por Eurípedes Queiroz do Valle

Primitivamente a expressão significava o habitante desse arrabalde. Passou depois a significar os que nascessem em Vitória. Hoje é dado a todo espírito-santense

Ver Artigo
Centro de Vitória

Palco de batalhas ferrenhas contra corsários invasores, espaço para peladas de futebol da garotada, de footings de sábados e domingos, praças, ladeiras e ruas antigas curtas e apertadas, espremidas contra os morros — assim é o Centro de Vitória

Ver Artigo
Cercadinho – Por Edward Athayde D’Alcântara

Ao arredor, encosta do Morro Jaburuna (morro da caixa d’água), ficava o Cercadinho

Ver Artigo
Avenida Jerônimo Monteiro (ex-rua da Alfândega)

Atualmente, é a principal artéria central de Vitória. Chamou-se, antes, Rua da Alfândega, sendo que, em 1872, passou a denominar-se Rua Conde D'Eu

Ver Artigo
Poema-passeio com Elmo Elton - Por Adilson Vilaça

“Logradouros antigos de Vitória” sempre me impressionou. Mais de década depois, eu faria a segunda edição desta obra pela Coleção José Costa, dedicada à memória e história da cidade, e que foi por mim criada na década de 90

Ver Artigo