Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Presidente Kennedy

Falésias da Praia do Cação

Que tal aproveitar que o inverno ainda não apareceu para dar uma boa caminhada? Prepare a mochila e conheça o litoral sul do ES.

Nossa dica é sair da Praia de Marobá, em Presidente Kennedy e começar uma caminhada com destino a Praia do Nativo, na Lagoa Funda, em Marataízes. São 4 horas de caminhada.

No percurso, entra-se em contato com várias praias, lagoas, planícies, vegetação de restinga, falésias e vilas de pescadores. Uma natureza de encher os olhos!

Veja o percurso detalhado:

Praia de Marobá - em Presidente Kennedy. É a mais habitada da região e possui uma lagoa ao lado do mar.

Praia de Boa Vista - onde começam a aparecer as falésias, cuja cor marrom avermelhada faz um belo contraste com o azul do céu e o mar esverdeado.

Praia dos Cações - é uma vila de pescadores com vários barquinhos balançando ao sabor do vento. Nos bares é possível degustar um peroá e beber uma cerveja gelada.

Ponta das Pitas - as falésias continuam a aparecer. No mar as pedras formam piscinas naturais, de águas claras, que proporcionam um delicioso mergulho. Tartarugas marinhas podem ser observadas.

Lagoa do Siri - é separada da praia de mesmo nome por uma pequena faixa de areia. Às suas margens, caiaques podem ser alugados. Um bote inflável também está à disposição. Além disso, conta com boa infra-estrutura (com bares e restauranres). Próximo localiza-se um camping.

Praia do Nativo - abriga um bar, ponto de encontro da galera.

O que ver:

Artesanato - é feito em cipó, embira, madeira, conchas e escamas de peixe.

Gastronomia - principalmente os pratos à base de frutos do mar. Destaque para o Jambalaia (um risoto de camarão que vai ao fogo com uma boa camada de muzarela, criado pelo pescador Zé Buscapé, que possui um bar à beira-mar, em Boa Vista do Sul. Não saia sem experimentar também, os pasteizinhos de abacaxi. É possível comer o Jambalaia também nos restaurantes em volta da Lagoa do Siri.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes - o monumento foi construído em 1771.

Ruínas do Velho Trapiche - construção do século XIX.

Palácio das Águias - foi construído no século XIX.

Estação Ferroviária - fundada entre 1910 e 1920.

Casa do Artesão - no centro de Marataízes, reúne trabalhos de artesãos locais.

 

Fonte: A Gazeta  (17/01/2007)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2013 



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Vargem Alta

Vargem Alta

Das cidades localizadas na Região de Montanhas do ES, Vargem Alta é a que tem o ritmo mais calmo. Conhecida como “Cidade do Verde e das Águas”, abriga diversas cachoeiras. Basta dar uma chegadinha no fundo de qualquer quintal para encontrar uma queda d’água.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Iconha surge de Benevente - Por Luciana Maximo

Era um pequeno povoado, com casas muito simples, feitas de madeira, onde é Piúma, haviam mais pessoas

Ver Artigo
Iconha

O Município de Iconha, localizado na BR 101, região de montanha do ES, teve início nas povoações de Piúma, no vale do rio Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Iconha - Crônica de Rubem Braga (1951)

Mas Iconha me encanta pelo seu milagre pastoril. A pracinha é dominada por um morro alto, muito verde, cortado diante de nós por um talude de terra vermelha

Ver Artigo
A política e o coronelismo em Iconha - Por Luciana Maximo

O Jornal conversou com Aldieris Braz Amorim Caprini, que cedeu alguns artigos de sua tese de mestrado que descreve com detalhes a história política do município de Iconha

Ver Artigo
Vila do Riacho - Por Maurilen de Paulo Cruz

A origem da Vila do Riacho se situa em 1800, quando foi instalado um quartel na confluência dos Rio Riacho e Comboios, pelo Capitão-mor Antônio Pires da Silva

Ver Artigo