Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Primeiros moradores do Farol de Santa Luzia

Farol na década de 50 - Foto de Paulo Bonino

Os primeiros moradores da região do Farol de Santa Luzia, na Praia da Costa, Vila Velha, foram:

- Dona Idalina Gomes Siqueira;

- John Helal;

- Telesphoro e Rita Santos e seus filhos Nair, Teo e Cleber, que construíram sua residência na década de 50;

- Jessé (irmão da citada Idalina, primeira moradora) sua esposa Penha, ainda viva e lúcida, com 94 anos, atualmente moradora da Prainha. Jessé e Penha passaram a lua-de-mel nessa casa do Farol de Santa Luzia. Foram de barco.

Na mesma época em que os primeiros desbravadores da região do Farol de Santa Luzia escolheram morar ali, foi construída a residência oficial de verão do Governador do ES.

Ainda nessa mesma década, foi construída a rodovia Carlos Lindemberg, isto é, nos anos de 1950 e 1951, e que desemboca na entrada da residência do Governador. Como diria o personagem Krikati - do livro “Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno”, autor Walter de Aguiar Filho-, “de mão beijada!”.

 

Fonte: Site Morro do Moreno



GALERIA:

📷
📷


Bairros e Ruas

Rua José Marcelino (ex-Rua Grande) – Por Elmo Elton

Rua José Marcelino (ex-Rua Grande) – Por Elmo Elton

Contava, até fins da década de 20, com vários sobrados, enfileirados, "as sacadas guarnecidas de gradis de ferro batido, apainelados, cujos parapeitos se rematavam com pinhas de vidro colorido”

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Rua Marcelino Duarte – Por Elmo Elton

Das casas comerciais de que dispunha esta artéria citam-se a Casa Madame Prado e também o Clube de Regatas Álvares Cabral, todos dando frente para a Praça Costa Pereira 

Ver Artigo
Rua Cosme Rolim – Por Elmo Elton

Começa ao lado da igreja de São Gonçalo e termina na Rua Francisco Araújo

Ver Artigo
Rua São João Gonçalo – Por Elmo Elton

Começa na Praça João Clímaco e termina no adro da igreja de São Gonçalo. Teve calçamento pé-de-moleque até princípios da década de 30 

Ver Artigo
Rua Luís Antônio – Por Elmo Elton

Luís Antônio da Silva foi, segundo Basílio Daemon, "o principal doador e fundador da Santa Casa de Misericórdia, que lhe conserva o retrato, pintado a óleo, em uma de suas salas"

Ver Artigo
Av. Marcos de Azevedo (ex-avenída José Carlos) – Por Elmo Elton

A partir do governo de Jerônimo Monteiro, essa artéria se enfeitou de belas residências, dentre as quais o palacete de Anísio Fernandes Coelho, construído em 1914

Ver Artigo