Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Receita da Moqueca Capixaba

Moqueca Capixaba: O prato que é a cara do Espírito Santo! Foto - G1 Globo

A moqueca capixaba é um prato conhecido no país inteiro pelo seu sabor. Segue abaixo a receita deste apetitoso prato típico para que, em sua cidade de origem, você mesmo possa prepará-lo,e com certeza, recordar os bons momentos que passou em nossa cidade.

INGREDIENTES

2 Kg de peixe fresco (badejo, papaterra, pargo, robalo)
4 a 5 maços de coentro
4 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas pequenas
tomate a gosto
2 limões
azeite
colorau
pimenta a gosto

Modo de preparo

Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Conserve assim, pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão.

Utilizando uma panela de barro grande, coloque: 2 colheres de óleo, 1 de azeite (se preferir pode colocar mais uma), cebola verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho), tomates e colorau.

Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir a fervura, coloque poucas gotas de limão.

Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece. Tampe, espere 10 minutos e experimente o sal.

Para o pirão o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha, mexendo sempre para não embolar e Bom apetite!

Culinária Capixaba

Panelas de barro enfeitadas

Panelas de barro enfeitadas

As tradicionais panelas de barro de Goiabeiras não são os únicos objetos que podem ser feitos com barro do Vale do Mulenbá. Pare vencer a concorrência das panelas de barro industriais e atrair clientes, as paneleiras estão investindo em novidades

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Origem da Torta Capixaba no ES

Há registro em a Gazeta da Victoria, edição de 28 de março de 1878, divulgava-se: “aos amantes das Tortas. Camarões secos na casa de negócio Casilhas, à rua de São Diogo”

Ver Artigo
Culinária Capixaba - CALDEIRADA

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Receita da Moqueca Capixaba

A moqueca capixaba é um prato conhecido no país inteiro pelo seu sabor. O prato que é a cara do Espírito Santo!

Ver Artigo
Moquecas e peixadas – Por Cacau Monjardim

Do hábito indígena de "moquear" o peixe, nossos antepassados, de pai para filho, foram melhorando a técnica de preparo

Ver Artigo
Agora saberemos quem serve peixada

Moqueca capixaba vai ter receita unificada e até selo de qualidade. Projeto também quer transformar o prato em tradicional patrimônio imaterial

Ver Artigo