Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Reserva de Comboios vai ser cercada pelo IEF

Pôr do sol visto da foz do Rio Doce, ao fundo o Farol de Regência (novo) 2018

"Autorizei ao IEF a contratação de uma firma para cercar o que resta da reserva biológica estadual de Comboios", disse ontem o secretário de Estado das Agricultura, Paulo Lemos Barbosa, depois de anunciar sua viagem a Brasília nesta quarta-feira, para a assinatura de um convênio de Cr$ 4,5 milhões com o Ministério da Agricultura, destinado à fiscalização de nossas reservas.

Paulo Lemos se declarou favorável à abertura das reservas florestais ao público, "desde que o povo tire o melhor proveito com pesquisas e similares, respeitando a integridade da fauna e da flora".

De posse de um completo levantamento fotográfico do Estado, Paulo Lemos pediu tempo para estudar a carência de áreas verdes no Espírito Santo. Vamos a Brasília buscar recursos financeiros para fazer cumprir o nosso Código Florestal, e, em seguida, partir para a contratação de pessoas habilitadas para fiscalizar nossas reservas".

O secretário da Agricultura forneceu somente a extensão das reservas biológicas de Pedra Azul, Comboios, Mestre Álvaro, já que resta concluir o levantamento das reservas de Duas Bocas e Forno Grande.

A reserva estadual de Comboios, em Aracruz, a mais devastada, tem área de 11.812,57 hectares, sendo 3.724,16 de florestas naturais e 1.481,20 de capoeiras. Assim, Comboios, aproximadamente 6.600 hectares em devastação.

Pedra Azul, por sua vez, segundo os dados divulgados ontem pelo secretário da Agricultura, tem 1.100,76 hectares de área total, sendo 281,86 de florestas naturais e 220,92 de capoeiras. Pedra Azul representa um índice de devastação em torno de 50 por cento.

Finalmente, a reserva estadual do Mestre Álvaro, nos arredores da Grande Vitória, de acordo com o levantamento do Departamento Fotogramétrico da Secretaria de Agricultura, dispõe de uma área total de 2.216,73 hectares, sendo 948,39 de florestas naturais e 119,98 hectares de capoeiras. Isto representa também um alto índice de depredação, em mais de 50 por cento.

 

Fonte: A Tribuna, Vitória – ES, 14/02/1978
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2018

Ecologia

Um grito ecológico em 1925

Um grito ecológico em 1925

Existia nas proximidades da casa de residência do ilustre jurisconsulto Ferreira Coelho, uma belíssima árvore, que era um atestado glorioso do que foi a nossa floresta há séculos atrás 

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Ver Artigo
Pau-Brasil

Dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil

Ver Artigo
Dia da Árvore: 21 de setembro

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado

Ver Artigo
Nosso primeiro ecologista

Em 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel

Ver Artigo
Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Ver Artigo