Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Roteiros de Santa Maria de Jetibá

Casas Enxaimel - Foto: Prefeitura Municipal de S. M. de Jetibá

No alto das montanhas do ES destaca-se Santa Maria de Jetibá, município colonizado por imigrantes pomeranos e que ainda preserva toda a cultura e história de um povo que, no século XIX, escolheu o Brasil para estender os seus costumes e tradições.

Conhecida também como a "terra da concertina", é um pedacinho da Europa no ES. Não só pelo clima semelhante ao daquele continente - que pode ser verificado na variedade de cachoeiras, de reservas naturais e de florestas que possui -, mas também por manter, até os dias de hoje, o estilo germânico nos casarios e nos prédios comerciais que povoam o centro da cidade com memórias da terra natal.

Museu da Imigração

Instalado em uma casa datada da década de 30 por Francisco Schwartz, o museu está situado em uma pequena elevação de onde se pode observar parte da cidade, a torre da Igreja Luterana e a Igreja Católica Rainha da Paz.

Tocador de Concertina

A concertina, trazida pelos imigrantes, é o instrumento musical que mais toca o coração e a alma do pomerano. Ela está presente em todas as festas e atividades coletivas. No silêncio de sua casa, junto à sua família, é que o tocador começa a aprender o instrumento e a ensaiar as músicas que, posteriormente, serão utilizadas nos encontros comunitários, como festas de ajuntamento, casamentos, forrós e demais comemorações nas comunidades.

Casas Enxaimel

Santa Maria de Jetibá tem característica peculiar na arquitetura tanto no Centro quanto no interior: São as fachadas em estilo enxaimel. Essa característica não se deve somente à influência dos imigrantes germânicos, que se instalaram no município, mas, principalmente, à tentativa de se tipificar o município dentro de uma característica específica, dando um charme especial e causando a sensação de se estar em uma cidade européia.

Igreja Luterana

Foi fundade em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos. Além da questão histórica, seu destaque deve-se ao fato de que a grande maioria dos pomeranos são, originalmente, protestantes e seguem a religião luterana.

Pedra do Garrafão

Situa-se nos contra-fortes da serra geral, faz parte de um conjunto de picos que, ao serem observados no sentido oeste-leste, apresentam um formato de Garrafão. É ponto culminante do município, aproximadamente 1.300 metros de altitude.

Barragem do Rio Bonito

Pela Rodovia ES-355 avista-se boa parte do lago com seu contorno revestido de remanescente da Mata Atlântica. A fauna e a flora locais permanecem preservadas. Constitui-se como um dos pontos mais promissores de desenvolvimento do turismo na região.

Fonte: A Gazeta (27/04/2007)

Cidades do ES

25 de Julho

25 de Julho

Com não mais do que 50 casas, cidade de uma rua só. Saindo de Santa Teresa em direção ao mirante, ande mais um pouco no sentido São Roque e logo verá a placa indicando a estrada para 25 de Julho

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Iconha surge de Benevente - Por Luciana Maximo

Era um pequeno povoado, com casas muito simples, feitas de madeira, onde é Piúma, haviam mais pessoas

Ver Artigo
Iconha

O Município de Iconha, localizado na BR 101, região de montanha do ES, teve início nas povoações de Piúma, no vale do rio Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Iconha - Crônica de Rubem Braga (1951)

Mas Iconha me encanta pelo seu milagre pastoril. A pracinha é dominada por um morro alto, muito verde, cortado diante de nós por um talude de terra vermelha

Ver Artigo
A política e o coronelismo em Iconha - Por Luciana Maximo

O Jornal conversou com Aldieris Braz Amorim Caprini, que cedeu alguns artigos de sua tese de mestrado que descreve com detalhes a história política do município de Iconha

Ver Artigo
Vila do Riacho - Por Maurilen de Paulo Cruz

A origem da Vila do Riacho se situa em 1800, quando foi instalado um quartel na confluência dos Rio Riacho e Comboios, pelo Capitão-mor Antônio Pires da Silva

Ver Artigo