Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Santa Leopoldina - Por Rubem Braga (1953)

Santa Leopoldina

São lindos esses rios capixabas, e a sabedoria é fazer como eu e meu povo de Cachoeiro de Itapemerim ou como essa gente da pequena e linda cidade de Cachoeiro de Santa Leopoldina: nascer e viver a infância no trecho em que o rio tem sua última cachoeira ou corredeira e começa a descer para o mar já sem saltos nem espumas, calmo e liso espelhando árvores e nuvens. Assim a gente vive os dois rios, o da montanha e o da planície, o menino é proprietário de pedras, ilhas e correntezas entre morros e também remanso doce entre pastos meigos.

Aqui também a cidade nasceu porque era último ponto onde chegavam as canoas dos povoadores que vinham do mar. Aqui também a navegação não existe mais; no velho Porto de Cachoeiro só chegam as embarcações da história e da lenda. Ali em baixo, na barra do Mangaraí, onde hoje é a fazenda do suíço Hegler, chegou em canoa Pedro II, em 1860, subiu em carro de bois até Tirol, veio a cavalo até Cachoeiro, foi até a Suíça, onde hoje há uma linda igrejinha católica parecida com igreja protestante, subiu até Jequetibá, Luxemburgo, entre curvaturas dos colonos. Muitos deles eram austríacos dos batalhões estrangeiros que Pedro I fora obrigado a dissolver em 1831, e que a imperatriz Leopoldina, da casa dos Habsburgos, naturalmente protegeu.

Aqui, onde é o fórum, morou em 1890 um rapaz chamado Graça Aranha que era juiz municipal e fez um romance chamado Chanaan em que contou histórias verdadeiras, como a da pobre Maria cujo filho os porcos comeram (o processo ainda está no cartório local). Graça Aranha esteve em triste visita a esta bela sala da família Holzmeister em que passo quase uma hora conversando com o inteligente e bom Luiz Holzmeister, irmão daquele pequenino Fritz que morreu esmagado por um barril de vinho. A bela mulher de traços delicados de que o romancista fala ali está na fotografia antiga, na parede do escritório, comovente em sua beleza. Aqui nesse mesmo ano de 1890 nasceu um primo de Luiz e Fritz, o menino Clemens, que aos cinco anos foi levado para a Europa e é hoje um arquiteto de fama internacional, autor do monumento a Dollfuss, do plano urbanístico e de todos os edifícios públicos da nova capital da Turquia, inclusive o palácio de Kemal Ataturk, da cidade dos festivais e da “casa do dr. Fausto” em Salzburgo, de muitas igrejas da Áustria e muitos teatros da Suécia e também da catedral de Belo Horizonte em construção, e da catedral do Rio, em projeto.

E lá fora a cidade é bela, entre duas pontes, com suas casas cobertas de telhas, de tabuinhas, de zinco ou de asbesto, com suas árvores floridas e suas lavadeiras, e a lembrança das tropas de mulas que desciam da montanha com as bruacas de couro carregadas de coisas da lavoura para encher o bojo escuro das canoas compridas.

Dezembro,1953

 

Autor: Rubem Braga
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto/2013



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

As Belezas de Matilde

As Belezas de Matilde

Matilde lugar com nome de mulher. Beleza exuberante! Saiba mais sobre a origem desse nome, da restauração da Estação de Matilde e sua utilização pública como centro de convivência. Matilde é patrimônio histórico e natural do ES.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo