Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Santa Teresa

Beija Flor

Das “três santas”, a cidade de Santa Teresa, na região serrana do ES é a mais desenvolvida. A cidade começou a partir da chegada dos italianos. A estrada até lá é sinuosa e merece atenção redobrada. Como pano de fundo, o Vale do Caravagio. Dê uma paradinha do restaurante Recanto da Montanha. São tantas palquinhas indicativas – “pão com lingüiça a tantos quilômetros...” – que é impossível passar direto.

Conheça também a Igreja Matriz, de 1925, que possui sinos doados por D. Pedro II. No domingo aproveite para passar no Bar Elite, onde acontece uma verdadeira cantoria italiana, que começa às 9 e vai até às 14 horas.

Andar pela cidade é se deparar com casinhas charmosas cheia de bebedouros para atrair os beija—flores. Essas aves foram pesquisadas pelo naturalista Augusto Ruschi, que escolheu o município como residência oficial, criando o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em 1949.

Na saída do município está a Casa dos Lambert, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), feita de estuque. A casa existe há cerca de 130 anos. Em frente fica a igrejinha Nossa Senhora da Conceição, que abriga em seu interior uma imagem da santa em madeira, de 1889.

Outra casa histórica que merece uma visita é a da escritora Virgínia Tamanini, onde o romance “Karina” foi ambientado. Conheça também o Vale do Canaã, que serviu de inspiração para o escritor Graça Aranha escrever o romance “Canaã”, e o Vale das Tabocas, que fica na rodovia que liga a cidade a Itarana.

Fonte: Jornal A Gazeta.

LINKS RELACIONADOS:

 Roteiros de Santa Teresa
 Imigração no ES
 Pomeranos
 Poloneses no ES
 Imigrantes Holandeses 
 Luxemburgueses
 Tiroleses
 Como si fa una bella polenta
>> Bola cheia em Santa Teresa  
>> Arquitetura rural em Santa Teresa 

Cidades do ES

Matilde

Matilde

O bucólico e pacto distrito de Matilde, em Alfredo Chaves, foi fundado pelos italianos em 1884. Os colonos chamavam o vilarejo de terço, que significava a terceira parada. Plantavam feijão, molho, e café, informa José Maria Camiletti, vice-presidente da Associação Comunitária de Matilde.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo