Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

São Sebastião e São Benedito

Hoje, dia 20 de janeiro,é o ponto alto da tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião, que está entre as mais populares do Espírito Santo e reúne, num misto de fé, devoção e alegria, diversas bandas de congo da Grande Vitória, além de atrair milhares de turistas e admiradores da cultura popular capixaba.

Haverá shows com atrações locais e nacionais, além da celebração de missas na histórica Igreja e Residência dos Reis Magos. Inúmeras bandas de congo saem em procissão pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio “Palermo”, que é carregado por devotos dos santos católicos. Às margens do rio Reis Magos, a multidão de fiéis e turistas aguarda a chegada da procissão marítima, que traz consigo um dos principais símbolos dos festejos, um mastro de madeira todo pintado. Ele é então colocado pelos fiéis no “navio” sob muitos aplausos e cantos.

Depois disso, a multidão, formada por crianças, jovens e adultos, segue atrás das bandas de congo e do navio “Palermo” em nova procissão pelas principais avenidas do balneário até chegarem à praça da Igreja dos Reis Magos, onde acontece o momento mais bonito e emocionante da festa de São Benedito e São Sebastião. É a tão esperada hora da fincada do mastro. Após o ritual, uma linda queima de fogos nos arredores da Igreja dos Reis Magos enfeita os céus de Nova Almeida.

Origem dos festejos

Segundo diz a lenda, um navio negreiro que trazia escravos oriundos da África naufragou, em meio a uma tempestade, na costa de Nova Almeida. No entanto, os escravos que então ocupavam a embarcação se salvaram ao se agarrarem em um mastro de madeira. Esse fato, mais tarde, foi atribuído pelos católicos às orações dos escravos ao "santo preto" São Benedito, que viveu e morreu em Palermo, Itália, no século 16.

 

Documentário sobre a Festa da Puxada e Fincada do Mastro de São Benedito que anualmente se realiza en Serra, cidade do Espírito Santo. Feito em 1971.

https://www.youtube.com/watch?v=8AfUwYgufgg

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Capixabas: valores únicos 
>> Roteiros da Serra

>> Reis Magos ou Nova Almeida

Folclore e Lendas Capixabas

Festa do Mastro

Festa do Mastro

Em Vitória, Cariacica, Serra, Aracruz, Fundão, Timbuí, Acioli, Ibiraçu, Alfredo Chaves, Guarapari, Colatina, São Mateus e Conceição da Barra, são realizadas Festas do Mastro

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Frade e a Freira - A Lenda por Estêvão Zizzi

Essa é a versão mais próxima da realidade...

Ver Artigo
O Caparaó e a lenda – Por Adelpho Monjardim

Como judiciosamente observou Funchal Garcia, a realidade vem sempre acabar “com o que existe de melhor na nossa vida: a fantasia”

Ver Artigo
A Igreja de São Tiago e a lenda do tesouro dos Jesuítas

Um edifício como o Palácio Anchieta devia apresentar-se cheio de lendas, com os fantasmas dos jesuítas passeando à meia-noite pelos corredores

Ver Artigo
Alcunhas e Apelidos - Os 10 mais conhecidos de origem capixaba

Edifício Nicoletti. É um prédio que fica na Avenida Jerônimo Monteiro, em Vitória. Aparenta uma fachada de três andares mas na realidade tem apenas dois. O último é falso e ...

Ver Artigo
A Academia de Seu Antenor - Por Nelson Abel de Almeida

Era a firma Antenor Guimarães a que explorava, em geral, esse comércio de transporte aqui nesta santa terrinha

Ver Artigo