Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Serviço Nacional de Recenseamento

Interventor Punaro Bley

Sr. Prefeito Municipal,

A primeiro de setembro do corrente ano será levado a afeito o recenseamento geral do País, abrangendo os seguintes censos: da População, da Agricultura e Pecuária, da Indústria, do Comercio, dos Transportes e Comunicações, de Serviços e o Censo Social.

Considerada a extensão territorial do Brasil, a sua população e os censos a serem simultaneamente levados a efeito, será o recenseamento de 1940 a maior operação censitária até hoje levada a efeito na América do Sul.

Por noutro lado, mandando proceder a contagem direta da população e a verificação do trabalho realizado, do processo alcançado e dos recursos e possibilidades do País, o Chefe do Governo Nacional dá ao povo brasileiro mais uma demonstração concreta de sua clarividência governamental e de seu firme propósito – tantas vezes já manifestado – de promover o bem estar do povo brasileiro e de fazer o Brasil cada vez mais rico e forte.

A simples deliberação do Exmo. Sr. Presidente da República, de mandar proceder ao recenseamento geral do País, vale por si só como um apelo cívico a toda a Nação, ao patriotismo de todos os brasileiros, para que colaborem com entusiasmo e com dedicação nessa grandiosa obra, afim de que ela consiga alcançar ao almejados êxitos.

Considerados esses altos objetivos de ordem nacional e convicto de que minha obra governamental será bastante favorecida pelos resultados do recenseamento de 1940, deliberei como responsável direto pelo bem estar do povo espírito-santense, que o meu Governo empreste, naquilo que estiver ao seu alcance, a mais franca e decidida colaboração, aos trabalhos do recenseamento, prestigiando as autoridades censitárias, prestando-lhes a melhor cooperação e criando-lhes todas as facilidades no exercício de suas atribuições.

Atenciosas saudações.

(as.) João Punaro Bley, Interventor Federal.

 

Fonte:Revista Vida Capichaba de 15/03/1940 - Nº 497 Ano XVIII
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2011

História do ES

1ª Feira de Amostras

1ª Feira de Amostras

Em 1935, com objetivo de divulgar os produtos e a cultura da terra capixaba, promovida pela Prefeitura de Vitória com o apoio do então prefeito Augusto Seabra Muniz, foi realizada a 1ª Feira de Amostras no Colégio Estadual de Vitória

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo