Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Serviço Nacional de Recenseamento

Interventor Punaro Bley

Sr. Prefeito Municipal,

A primeiro de setembro do corrente ano será levado a afeito o recenseamento geral do País, abrangendo os seguintes censos: da População, da Agricultura e Pecuária, da Indústria, do Comercio, dos Transportes e Comunicações, de Serviços e o Censo Social.

Considerada a extensão territorial do Brasil, a sua população e os censos a serem simultaneamente levados a efeito, será o recenseamento de 1940 a maior operação censitária até hoje levada a efeito na América do Sul.

Por noutro lado, mandando proceder a contagem direta da população e a verificação do trabalho realizado, do processo alcançado e dos recursos e possibilidades do País, o Chefe do Governo Nacional dá ao povo brasileiro mais uma demonstração concreta de sua clarividência governamental e de seu firme propósito – tantas vezes já manifestado – de promover o bem estar do povo brasileiro e de fazer o Brasil cada vez mais rico e forte.

A simples deliberação do Exmo. Sr. Presidente da República, de mandar proceder ao recenseamento geral do País, vale por si só como um apelo cívico a toda a Nação, ao patriotismo de todos os brasileiros, para que colaborem com entusiasmo e com dedicação nessa grandiosa obra, afim de que ela consiga alcançar ao almejados êxitos.

Considerados esses altos objetivos de ordem nacional e convicto de que minha obra governamental será bastante favorecida pelos resultados do recenseamento de 1940, deliberei como responsável direto pelo bem estar do povo espírito-santense, que o meu Governo empreste, naquilo que estiver ao seu alcance, a mais franca e decidida colaboração, aos trabalhos do recenseamento, prestigiando as autoridades censitárias, prestando-lhes a melhor cooperação e criando-lhes todas as facilidades no exercício de suas atribuições.

Atenciosas saudações.

(as.) João Punaro Bley, Interventor Federal.

 

Fonte:Revista Vida Capichaba de 15/03/1940 - Nº 497 Ano XVIII
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2011

História do ES

Barão de Timbuí

Barão de Timbuí

Político capixaba. Pesquisas genealógicas recentes indicam que talvez seja irmão da mãe do barão de Aimorés, o que o faria nascido em São Mateus, nos primeiros anos do século XIX

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Reforma do Ensino Público na era Muniz Freire

Em substituição ao Colégio Nossa Senhora da Penha e ao Ateneu Provincial foram criadas em Vitória duas novas Escolas Normais

Ver Artigo
Entre a Militância e o Clientelismo - Por Geet Banck (Parte IV)

Em 1977 um grupo de 34 famílias invadiu o manguezal e construiu em São Pedro barracos improvisados

Ver Artigo
Movimentos de bairro - Por Geet Banck (Parte I)

Uma análise dos resultados um tanto surpreendentes das eleições de 1988 para o cargo de prefeito de Vitória

Ver Artigo
Movimentos de bairro - Por Geet Banck (Parte II)

As eleições de 1988 para as prefeituras municipais brasileiras redundaram num notável avanço do Partido dos Trabalhadores

Ver Artigo
Eleições - Por Geet Banck (Parte III)

Mas será que isso basta para explicar detalhes, como a vitória do PT nos bairros de renda mais alta?

Ver Artigo