Trampolim na Praia da Costa e o recuo do mar

Na década de 70, o trampolim localizado em cima de uma pedra do mar na curva da Sereia, era o cartão postal da Praia da Costa, em Vila Velha. Aos domingos ficava apinhado de gente disputando um espaço na prancha para saltar de uma altura de 7 metros. Alguns se arriscavam e ao invés de pular pela parte da frente do trampolim onde existiu a prancha, subiam num parapeito de concreto e pulavam num canal formado pelas pedras em sua lateral.
Em função disso ocorreram muitos acidentes, alguns até fatais. Por causa da ousadia destes poucos que arriscavam a vida, o trampolim foi demolido na administração do prefeito Américo Bernardes da Silveira, em 1978, ficando na pedra vestígios dos quatro pilares de concreto que faziam parte de sua estrutura.
Se o trampolim ainda existisse atualmente, seria praticamente impossível pular, pois a natureza se rebelou e fez com que a faixa de areia crescesse, avançando em direção ao trampolim, fazendo com que as pedras localizadas à sua frente - onde existia o famoso canal - ficassem na areia, como pode ser visto na foto ao lado.
Caso você tenha o antigo cartão postal da Praia da Costa com o trampolim, ou mesmo alguma foto mostrando como era o mar nas proximidades do trampolim, fique à vontade para nos enviar. Nosso e-mail é:contato@morrodomoreno.com.br .
Por: Walter de Aguiar Filho
GALERIA:
Foi construído um reservatório que passou a servir, ao palácio, repartições públicas e residências particulares dos abastados
Ver ArtigoEstamos todos na sala de um sítio de Alto Corumbá, no município de Castelo, Espírito Santo
Ver ArtigoNuma atitude corajosa, o engenheiro Jonas Hortélio autorizou a execução da abertura emergencial de um grande orifício na parte lateral da tulipa
Ver ArtigoO nome canela-verde era dado exclusivamente ao cidadão nascido na sede de Vila Velha, estendendo-se hoje para os de todo o município. O termo canela-verde tem sua origem nos portugueses
Ver ArtigoReversão e transferência dos serviços públicos de água e esgotos da Prefeitura de Vitória para o Estado. Criação do Departamento de Água e Esgoto (DAE)
Ver Artigo