Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Vitória e sua delimitação em 1938

Trecho da cidade de Vitória, vista do Convento de São Francisco atingindo a baía ao fundo

O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, dando execução ao que determina o art. 3º inciso 1º do Decreto Lei Estadual nº 9.222, de 31 de março de 1938, decreta:

Art. 1º - O município de Vitória constitui-se dos territórios dos três distritos judiciários administrativos seguintes:

1º distrito – O 1º distrito, sede do município da capital, compõe-se à das Ilhas de “Vitória”, da “Cal”, da “Pólvora”, dos “Príncipes”, das “Pombas”, do “Urubu”, das “Cobras”, do “Boi”, do “Frade” e as demais formadas pelos mangues, unindo-as a da capital; no continente, dos povoados de “Goiabeira” e “Camburi”.

2º distrito – O distrito de Carapina que se comporá dos povoados que lhe são tributários.

3º distrito – O distrito de Queimado que terá como sede a povoação do mesmo nome.

Art 2º - Cada distrito fica dividido em três zonas: urbana suburbana e rural.

Parágrafo 1º - No distrito, a zona urbana, estende-se desde a Ponte da Passagem até uma paralela traçada a 300 metros a noroeste da Rua Paraguassú, em Santo Antônio, seguindo águas vertentes até o ponto de partida, agregando as Ilhas do Frade, do Boi, das Cobras, das Pombas, da Fumaça, do Urubu e dos Príncipes.

Parágrafo 2º - A zona suburbana compõe-se das vertentes do córrego dos Fradinhos ou Jucutuquara, desde a interseção da estrada daquele nome com a Avenida 15 de novembro, até as contra vertentes; das vertentes de Maruípe, cujas águas seguem o talvegue (caminho do vale ou caminho do rio) que conflui no ramo Norte da Baía, dos povoados de Goiabeira, de Camburi, das Ilhas das Caieiras, da Cal e da Pólvora.

Parágrafo 3º - O excedente da área do distrito pertence a Zona Rural.

Art. 3º - O segundo distrito, Carapina, tem como zona urbana a faixa orientada Leste Oeste, com a largura de 1000 metros, cujo eixo é a estrada de Vitória a Serra, desde o quilometro dez mais duzentos metros, até o quilometro doze. A zona suburbana circunscreve-se à primeira, pelo lado norte, a mil metros da periferia.

Art. 4º - O distrito de Queimado tem como zona urbana a vertente oeste do morro do Queimado para o Rio Santa Maria, desde a interseção das estradas de Tangui com Serra até o prédio onde está a situada escola pública; como zona suburbana, seguindo para o norte, a mesma vertente descrita com todo o planalto da Igreja de São José.

 

Fonte: Revista Annuário do Espírito Santo, 1937
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2017

Curiosidades

O Cometa Halley e o Morro do Moreno

O Cometa Halley e o Morro do Moreno

A imprensa passou a noticiar com previsões alarmantes a passagem, nas proximidades da Terra, do cometa de Halley, acontecimento esperado para o dia 19 de maio de 1910.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Os açorianos em Viana/ES – Favores fiscais

A povoação foi oficialmente instalada a quinze de fevereiro de 1813

Ver Artigo
Relação dos terrenos distribuídos aos casais de ilhéus na povoação de Viana

Decreto de 19 de maio de 1818, confirmando as datas de terras concedidas a casais de ilhéus, estabelecidos na antiga povoação de Santo Agostinho na vila de Viana e na Pimenta da mesma vila

Ver Artigo
Ata da eleição de membros da 1ª Junta Provisória da província do ES, 1822

Em 01/03/1822, nesta vila de Nossa Senhora da Vitória, cabeça da comarca da capitania do Espírito Santo

Ver Artigo
O epílogo pecebista – Partido Comunista Brasileiro

A principal força política de esquerda no período anterior deposição de Jango foi o Partido Comunista Brasileiro

Ver Artigo
Ensaios de luta armada - Marechal Humberto Castello Branco

Em nome "da paz e da honra nacional", suspenderem direitos políticos pelo prazo de dez anos e cassaram os mandatos legislativos

Ver Artigo