Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Vitória entre as década de 40 a 70

Av. Vitória, década 1940

Desde o princípio, Vitória foi palco das transformações políticas do Estado. Com o fim da Segunda Guerra, o encerramento da Era Vargas e a posse do general Eurico Gaspar Dutra, o Espírito Santo conheceu seu primeiro governador eleito, Carlos Lindemberg (1947-1950), que saneou as finanças estaduais.

Depois dele, Jones dos Santos Neves (1951-1954) criou a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), aparelhou o Porto de Vitória, construiu um cais de carvão, realizou a dragagem da Baía de Vitória e outras obras. Ambos tinham ligação com os democratas. O primeiro ajudou a fundar o Partido Social Democrático (PSD). O segundo era ligado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Francisco Lacerda de Aguiar (1954-1958) venceu as eleições seguintes, suspendendo o PSD do centro das decisões, temporariamente, pois, ao fim de seu mandato, Carlos Lindemberg (1959-1962) voltaria ao poder, que entre 1963 e 1966 retornaria paras as mãos de Aguiar.

O golpe militar de 1964 também refletiu fortemente por aqui. Se de um lado as conquistas econômicas foram grandes, do outro foram impostas todas as limitações democráticas possíveis e impossíveis. Os governantes trabalharam em sintonia com o poder nacional, na tentativa de desenvolver uma imagem positiva do Espírito Santo nos círculos federais.

Entre as décadas de 60 e 70, a erradicação dos cafezais e as oportunidades de trabalho surgidas com a instalação dos projetos portuário e siderúrgico, que o governo federal destinou ao Espírito Santo, atraíram a migração para a Cidade.

 

Fonte: A GAZETA 450 ANOS

Especiais

Vila Velha do impressionista

Vila Velha do impressionista

Conheci Homero Massena há muito tempo, quando os homens usavam vistosos sapatos de duas cores, ternos engomados de linho S 120 

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Bibliotecas - As 10 mais importantes

1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.

Ver Artigo
Atividades Pioneiras - As 10 mais importantes

2) Advogados no Tribunal. Partiu da Constituição Espírito-santense de 1892 a prerrogativa dada hoje aos Advogados de participarem da composição dos Tribunais   

Ver Artigo
A origem da Praia da Costa

Ao tomar posse da Capitania do Espírito Santo em 1535, Vasco Fernandes Coutinho reservou para si uma área que veio a ser conhecida como " Fazenda da Costa".

Ver Artigo
As Conjunturas - Por Gabriel Bittencout

Espírito Santo - Alguns Aspectos da Independência 1820/1824    

Ver Artigo
Apresentação do Livro do Gabriel Bittencourt - Por José Honório Rodrigues

O professor Gabriel Augusto de Mello Bittencourt foi meu aluno no Mestrado de História da Universidade Federal Fluminense

Ver Artigo